Piripiri

Publicidade

Translator / Tradutor

Piripiri é uma daquelas cidadezinhas do interior do Piauí que pode passar despercebida aos olhos dos turistas que se dirigem direto à capital ou outras cidades que abrigam grandes centros urbanos, culturais e opções litorâneas. Porém, quem decide parar em Piripiri com certeza não se arrepende. O maior atrativo da cidade é o Parque Nacional das Sete Cidades, situado a 25 km do centrinho. O passeio completo pelo grandioso parque dura metade de um dia. Esta beleza natural nada mais é do que uma extensa área que se divide entre cerrado e caatinga. Por lá se encontram inúmeras e surpreendentes formações rochosas produzidas pela chuva, vento, calor e a flora através dos anos. O mais divertido ao longo do passeio é tentar identificar o que as formas de pedra lembram, muitas se parecem com rostos, outras com objetos e por aí vai. Tente achar a figura mais famosa, apelidada de Cabeça de D. Pedro I e o Mapa do Brasil.

O passeio abriga ainda pinturas rupestres nos paredões, mirante com uma vista que descortina o horizonte e uma deliciosa cachoeira para banho, conhecida como Cachoeira do Riachão com 21 metros de queda. As opções de passeios são a pé, bicicleta ou de carro pelos 12 km liberados ao público. As melhores épocas para se visitar o parque são nos meses que vão de dezembro a julho, quando a vegetação ganha tonalidades mais intensas e as águas da cachoeira estão mais abundantes.

A melhor opção de hospedagem é no hotel fazenda Sete Cidades, que fica bem próximo ao parque e facilita o acesso. Além desse passeio em meio à natureza, no centro de Piripiri há o Museu da Roça, uma antiga casa de 1899, de pé até hoje e que preserva os clássicos cômodos com seus móveis vintages e um acervo de louças, moedas de várias épocas, máquinas de costura, ferro de passar daqueles do tempo da bisavó e televisores e rádios raríssimos. Destacam-se entre os objetos um estranho aparelho usado na antiguidade para obturar dente e uma imagem de uma santa encontrada em um garimpo no ano de 1975. Nesta volta ao tempo, os turistas também aproveitam para visitar Pedro II, cidade vizinha a 50 km de Piripiri e que possui um interessante centro histórico com destaque para as vendas de joias de opala (pedras preciosas encontradas na região) e redes de tear comercializadas nas típicas lojinhas.

Conheça também a capital Teresina

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site