Cabedelo

Publicidade

Translator / Tradutor

Lado a lado com a capital, Cabedelo é uma extensão das belezas naturais de João Pessoa. O município, apesar de pequeno, fica em uma localização privilegiada entre o Rio Paraíba e o Oceano Atlântico, o que possibilita uma beleza exuberante aos turistas que passam ali sem pretensão nenhuma. A cidadezinha tornou-se referência pelas construções históricas que até hoje permanecem embelezando a cidade. Um exemplo dessas construções antigas que perduram e inclusive é ponto de referência para qualquer visitante é a Fortaleza de Santa Catarina, construído em 1586. Quando erguido na época, o local sofreu invasão dos holandeses e franceses, Maurício de Nassau, conde e príncipe de Nassau (império Romano-Germânico) chegou a tomar o lugar depois de muitos ataques. Hoje, o lugar é centro cultural, mirante que dá para uma incrível vista panorâmica da Ilha da Restinga e museu com mapas de azulejo e peças de artilharia. O primeiro farol do estado também se encontra em Cabedelo, é o Forte da Pedra Seca erguido em 1869, fica a 1,4 km da costa e é um importante marco do estado.

Mas não só de história é feita Cabedelo, as praias de Intermares, Caboinhas e Fluvial de Jacaré ganham destaque pelas águas quentes reconfortantes e pelo sossego que envolve a região. A praia Intermares recebe quase que diariamente praticantes do surf, windsurf, kitsurf e pesca esportiva que se aventuram nas boas ondas. De tempos em tempos ocorre a desova de tartarugas nessa praia. Em Camboinhas, a badalação corre solta com pessoas de todas as idades que se misturam e confraternizam nos bares espalhados na orla. Um banco de areia se forma a aproximadamente 2 km da costa, o que é a desculpa perfeita para o mergulho em meio aos corais e peixes de espécies variadas. A chegada é possível por meio das contínuas embarcações que saem das praias e permeiam o cais do Porto rumo a Ilha da Areia Vermelha. A prainha Fluvial de Jacaré reserva um passeio um tanto quanto diferente: nativos e turistas tem espaço garantido para observar o entardecer ao som do Bolero de Maurice Ravel com um caprichado saxofone que ecoa de um barquinho para todos os arredores de Cabedelo.

Próximo dali também se encontra uma oferta grande de artesanato típico e bares com comidinhas deliciosas. Outras praias também são abrigo dos jovens como a Miramar, Santa Catarina, Poço Camboinha, Ponta de Campina e Areia Dourada. 

O cardápio em Cabedelo não fica pra trás dos outros lugares da Paraíba. Os frutos do mar fazem jus à tradição gastronômica e são servidos nos inúmeros restaurantes que abastecem seu estoque com pescados frescos do Mercado Público, tudo de primeira qualidade. Inclusive, uma volta pelo Mercado é indicada para os aficionados por culinária. Por lá se encontram varias espécies de peixes e temperos.

Conheça João Pessoa, a capital da Paraíba.

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site