Sete Lagoas

Publicidade

Translator / Tradutor

As sete lagoas que dão o nome à cidade, fazem parte de um complexo de atrativos naturais, patrimônio de Minas Gerais. A principal delas fica no centro e se chama Lagoa Paulino, com muitos bares e restaurantes movimentando as suas bordas. As outras seis, Boa Vista, José Félix, Cercadinho, Matadouro, Catarina e Chácara, fazem do município um local agradável para viver.

Sete Lagoas é bastante conhecida pela Gruta do Rei do Mato, seu principal ponto turístico que faz parte da Rota das Grutas ou Rota Lund, em homenagem a Peter Lund, dinamarquês considerado o pai da paleontologia no Brasil. No circuito estão também as grutas da Lapinha, em Lagoa Santa e a de Maquiné, em Cordisburgo.

A Rei do Mato tem acesso fácil pela BR 040, próximo a entrada de Sete Lagoas, 70 km de Belo Horizonte, com indicações ao longo da via e boa estrutura de recepção de turistas. A visita é guiada e a trilha para chegar à entrada da gruta é de 200 m toda calçada. Internamente, para facilitar a visualização, tem iluminação artificial e foram construídas passarelas e escadas. Mas, prepare as pernas para os 131 degraus de descida, pois o desnível chega aos 30 m.

A gruta possui 998 m de extensão dos quais apenas 220 m estão abertos à visitação, em quatro salões, com belos e incomuns espeleotemas. No Salão dos Castelos é possível passar a poucos centímetros do teto, com estalactites com pontas quebradas pela ação humana. O que chama muito atenção são as colunas gêmeas de 13 m de altura e 25 cm de diâmetro no Salão das Raridades, o quarto e último com acesso.

Pinturas rupestres datadas de 6 mil anos também podem ser vistas ao lado da entrada principal, na chamada Grutinha. Naquela época, um mamífero habitou a região, a Xenorhinotherium bahiensis, cuja réplica está lá representada.

Além da gruta, a 4 km do centro fica a Serra de Santa Helena, onde é possível conhecer a Igreja e o Cruzeiro, além do Parque da Cascata, localizado numa área preservada de 295 hectares, com muitas trilhas, um lago e um mirante pertinho da cascata.

Sete Lagoas também oferece lazer em pesqueiros e hotéis fazenda, locais com um visual para deixar qualquer um tranquilo.

Conheça a capital mineira Belo Horizonte.

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site