Atins

Publicidade

Translator / Tradutor

No Maranhão um lugar peculiar que merece ser visitado é Atins. Vila de pescadores que fica à entrada leste para o famoso Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, a pequena cidade mistura paisagem praiana e ambiente rústico. Além das belíssimas praias, as lagoas Verde e Mário são pontos de parada obrigatórios para quem se encontra nos arredores. É indicado contratar guia para companhia nos passeios que podem ser afastados ou de difícil acesso. Além de curtir as praias, reserve um tempo para realizar um emocionante trajeto de jipe até as lagoas Tropical e Capivara, ambas possuem águas verdes cristalinas. O acesso até a lagoa Tropical leva ao todo 25 minutos de carro e mais 20 de caminhada. Já a lagoa da Capivara exige mais disposição, pois são 40 minutos de jipe e mais 30 minutos de trajeto a pé. Ao final do dia, vale esperar o pôr do sol.

Atins é recheada de pousadas para se hospedar. A pousada Rancho do Buna é uma das mais recomendadas, tem café da manhã farto com tudo que se tem direito: tapiocas, geleias e bolos típicos. Para curtir a brisa litorânea, várias redes ficam dispostas nas sacadas dos chalés para relaxar. Outra opção de pousada é a Oceano Atins com suítes com vista para o mar e decoração artística. A pousada Maresia, inaugurada por imigrantes italianos, traz um diferencial: oferece aulas de kitesurfe e aluguel de equipamentos. Além da pousada, os donos tem ainda uma pizzaria em Atins, vale a pena saborear as massas típicas. Também disponibilizam veículos 4x4 para passeios em meios às lagoas.

Mais do que as belezas naturais, Atins é privilegiada por ter um dos camarões mais saborosos do nordeste. O restaurante da Luzia é mencionado e indicado a qualquer visitante, mesmo que de passagem. E não é pra menos, o restaurante além de ser um charme por ser em uma cabana, tem uma vista linda e pratos realmente deliciosos. Uma hora de caminhada sob um sol escaldante até chegar no Canto de Atins onde fica o estabelecimento são recompensados com uma incrível vivência gastronômica. Sua principal iguaria é o camarão, por isso Luzia o oferece em porções para todos os gostos: acebolado, grelhado, ao alho e óleo, molho e por aí vai. Todos os camarões acompanham arroz, feijão de corda, farofa e salada. Realmente uma delícia crocante dos deuses.
O acesso ao vilarejo é possível a partir da cidade de Barreirinhas, da onde é indicado alugar uma lancha para fazer a rota ou vir em embarcações que saem todos os dias. Por terra opte pelo 4x4 ou jipe de linha.

Veja mais:

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site