Alcântara

Publicidade

Translator / Tradutor

Passar por Alcântara é quase uma obrigação para quem está na capital marenhense.

Situada próxima a São Luís, sua chegada é possível através de travessias de barcos. Já foi uma das cidades mais ricas de Maranhão no apogeu do Brasil Colonial, nos séculos XVIII e XIX com as lavouras de cana-de-açúcar e algodão. Rodeada de causos de barões e seus escravos, típicos do Brasil Colonial, a cidade respira história por onde se passa. Apesar de grande parte do seu patrimônio histórico ter se perdido no meio do caminho com construções inacabadas, a cidade ainda é um recanto charmoso e pitoresco do nordeste brasileiro. Recomenda-se passeios guiados, principalmente para aqueles que pretendem passar apenas um dia na cidade. Apesar da cidade ser pequena, ela apresenta 300 monumentos históricos, o que leva tempo e conhecimento da cidade, assim nada melhor do que um guia para orientar. Mesmo porque, qual a graça de conhecer as construções e não saber suas histórias e lendas?

Sobrados coloniais com azulejos tipicamente portugueses trazidos de Portugal pelos ricos barões são encontrados no município, assim como um museu a céu aberto, o Palácio Negro (antigo mercado de escravos) e a Prefeitura, onde era uma cadeia pública no século XVIII. A arquitetura da época pode ser admirada no Museu Histórico, Igreja Nossa Senhora do Carmo e a Igreja Matriz de São Matias. Próximo às igrejas, se encontram palacetes inacabados construídos por barões rivais na época em que se ouvia rumores da vinda de Dom Pedro II à cidadezinha. Muito da história da cidade, suas tradições e economia é retratado no livro “Noite sobre Alcântara” do Josué Montello. Vale a pena a leitura para quem for visitar a cidade.

O passeio na Casa de Cultura Aeroespacial é importante para entender o motivo pelo qual a cidade foi sede de lançamento de foguetes no passado. As praias próximas da cidade podem não ser as mais belas de Maranhão, mesmo porque este não é o ponto forte da cidade, mas servem para amenizar o intenso calor.

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site