Morro de São Paulo

Publicidade

Translator / Tradutor

Em uma localização extremamente privilegiada no litoral baiano, Morro de São Paulo fica entre a baía de Camamu e a de Todos os Santos. A capital se distancia 280 km das belezas de Morro. Do ladinho de Ilha de Boipeba, esta vila se diferencia da outra pelo agito e burburinho que costuma tomar conta das praias durante o dia e dos bares e restaurantes durante a noite. Certos dias, até as próprias praias que recebem banhistas durante o dia passam a receber os baladeiros de plantão à noite. Apesar da reforma urbanística e projeto paisagístico que a cidade recebeu nos últimos anos, ainda preserva-se a rusticidade do local. Já se vê pela preservação ambiental das matas e águas e pela proibição de tráfego de carros na vila. A hospitalidade dos nativos também é inegável com uma recepção acalorada nas muitas pousadas e barracas repletas de gostosuras.

Aliás, o quesito pousadas é forte na região. Principalmente na Primeira e Segunda praia onde ficam situadas as melhores opções de hospedagem com todo conforto que um turista merece. Não é preciso se movimentar muito para conhecer os pratos regionais que são servidos nos restaurantes das próprias pousadas. Agora, se o objetivo é desbravar as ruelas, vale uma visita na vila para degustar de cardápios baianos como o bobó, moquecas, frutos do mar e crepes e também da gastronomia internacional que é intensa devido à grande presença de gringos que apenas passam ou vivem ali.

Apesar dos nomes das praias que são enumeradas de Primeira à Quinta e outras duas com os nomes de Guarapuá e Gamboa nos vilarejos ao redor, nenhuma é designada como a número um. Pelo contrário, todas empatam em beleza e revelam paisagens diversificadas. Umas mais calmas, outras mais agitadas, umas com recifes, outras com coqueiras, cada qual tem um bônus que contribui para torná-las únicas por natureza. Na praia vale praticar caminhadas, futevôlei, peteca e muitas outras brincadeiras. Adeptos de esportes à vela e mergulho também tem espaço reservado em determinadas praias.

Para completar, indica-se um passeio rústico pela cidadela parando nos principais atrativos históricos e edificações com mais de dois séculos de existência. Os destaques são a Fortaleza do Morro e Farol do Morro que são verdadeiros mirantes, a Igreja da Nossa Senhora da Luz com acervo sacro e inspiração arquitetônica barroca e a Fonte Grande da onde se realiza a maior tirolesa do Brasil.

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site