Marechal Deodoro

Publicidade

Translator / Tradutor

Capital do estado de Alagoas de 1823 até 1839, Marechal Deodoro faz jus ao seu legado histórico. Colado com Maceió, Marechal abriga muita história pra contar. Em suas ruelas estreitas, é fácil se admirar com as construções antigas que permanecem intactas ou, ao menos, com poucas modificações. O conjunto colonial encontrado no centro histórico da cidade reúne igrejas, humildes casas rústicas onde vivem os nativos, casarões e sobrados preservados desde o século 18. O seu acervo histórico-arquitetônico é tão valorizado pelos moradores, quanto pelo Patrimônio Histórico Nacional que denominou a cidade com o título em 2006. Apesar de algumas construções precisarem de reforma, nada apaga a inspiração trazida por locais como o Museu de Arte Sacra com toda sua imponência, o Convento de São Francisco com características que se destacam pela arquitetura barroca e a Igreja de Santa Madalena. Outras igrejas menos grandiosas, mas não menos charmosas são: Igreja Senhor do Bonfim e Nossa Senhora do Amparo.

Um dos destaques da cidade fica por conta do Palácio Provinciano, local onde nasceu o primeiro presidente do Brasil. Em homenagem à figura importante a cidade leva o seu nome e preserva com esmero o palácio que já foi sua casa um dia e hoje funciona como um espaço onde a memória e história do Brasil é enaltecida. No local se encontra ainda mobílias antigas, quadros e outros artefatos de séculos atrás. Além das construções, uma praia conhecidíssima faz sucesso na cidade, é a praia do Francês, com um amplo trecho de água contornada por recifes que formam águas calmas perfeitas para banhos. A praia é agitada o ano todo, pois, apesar dos turistas se deslocarem apenas na alta temporada, aos finais de semana, os moradores de cidades vizinhas inclusive da capital descem até Marechal para curtir a noite. Alguns que buscam mais privacidade se deslocam até a outra praia de Marechal, nomeada de Saco de Pedra com lindos coqueiros que formam um cenário deserto ideal para descanso.

A cidade também é tradicional no que se refere ao artesanato, a vila de pescadores de Massagueira abriga uma associação conhecida pelas trinta barracas com deliciosos doces típicos como as cocadas de sabores variados que vão desde a típica e a queimada, até aquelas repletas de sabor como de maracujá, jaca e outras frutas exóticas da região.

A pequena vila se destaca também pelos bares e restaurantes, além dos incontáveis quiosques da região. As opções são: Bar do Pelado, Bar Recanto do Léo, Bar e Restaurante Pier Jacaré, Restaurante Santa Maré, Peixada do Pareia, Pedrosa Petisco, Restaurante Novo Camaleão, Corais Bar, Comida Caseira da Fátima, dentre outros que se dividem na praia do Francês, Barra Nova e Massagueira.

Distância

Maceió – 33 km

Links relacionados

Veja a galeria de Fotos de Marechal Deodoro

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site