Chapada dos Veadeiros

Nesta página, você vai encontrar:

Veja também:

Não existe destino mais atrativo para os aventureiros e apreciadores da natureza do que a Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Fica situada no ponto mais alto do Planalto Central a 1700 metros de altitude nos arredores do município do Alto Paraíso e distritos de São Jorge e Cavalcante, o que reserva uma vista e tanto das cachoeiras, paredões de pedra, cânions, riachos, piscinas naturais e a própria mata que permeiam a Chapada. O local, considerado reserva ambiental, reúne animais diversos como tamanduás, tatus, cobras e aves interessantíssimas como os belos tucanos e araras com suas penas coloridas. O tom das cores dos animais se mistura ao colorido das orquídeas, buritis, ipês, aroeiras, dentre outras que embelezam ainda mais a paisagem. Imponentes formações rochosas, poços límpidos e cristalinos e as incríveis cachoeiras contribuem para inspirar ainda mais o visitante.

Atualmente existem apenas duas trilhas para visitação disponíveis. As mais belas vistas são admiradas a 120 metros de altura, de onde é possível realizar os saltos e observar os cânions do Rio Preto e da Carioca. Realizar os trekkings é uma atividade imperdível e uma experiência única para os aventureiros que exige disposição e preparo físico, uma vez que as trilhas são traiçoeiras e íngremes. Porém, a recompensa ao final da extensa caminhada é sempre gratificante e revigorante. Aliás, a inspiração é realmente um dos pontos fortes do lugar. Isso porque, muitos acreditam que a Chapada dos Veadeiros tem uma energia mística em seu entorno por abrigar minas de cristais e estar na mesma altura de Machu Picchu no Peru, onde as duas são atravessadas pelo Paralelo 14.

Trazendo um pouco o aspecto histórico do lugar, o governo na década de 60 nomeou o parque nacional como Tocantins, hoje denominado Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. O objetivo era preservar os 65 mil hectares de patrimônio ambiental e inclusive os animais ameaçados de extinção como o cervo do Pantanal, o veado do campo, a onça pintada, a ema seriema, anta, tucano de bico verde, urubu rei, urubu preto e o lobo-guará. Em 2001 foi designado patrimônio mundial pela Unesco.

Avalie esta página
.

O que fazer na Chapada dos Veadeiros

⇑ Voltar ao topo
.

Quando ir à Chapada dos Veadeiros

⇑ Voltar ao topo
.

Como Chegar na Chapada dos Veadeiros

⇑ Voltar ao topo
.

Informações Úteis da Chapada dos Veadeiros

⇑ Voltar ao topo
Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.