Serra Negra

Publicidade

Translator / Tradutor

Serra Negra é uma cidade onde pode-se encontrar na rua desde famílias inteiras reunidas indo para parques, praças e para as fazendas da região, assim como ecoturistas que estão em busca de novas aventuras junto a natureza através das trilhas e cachoeiras da mata nativa presente na região.

A cidade está localizada no interior do Estado de São Paulo, mais precisamente na Serra da Mantiqueira e integra o Circuito das Águas Paulistas. É conhecida como a “Cidade da Saúde” por conta do alto poder terapêutico de suas águas mineiras que jorram das inúmeras fontes que são de acesso público, seja para a população local ou para os turistas.

Fundada em 1818, a cidade de Serra Negra está situa no sopé de uma montanha com mais de 1300 metros de altitude e seu nome deveria do fato de que na época de sua fundação a vegetação tinha uma coloração muito escura e essa era a característica predominante para o local.

Cem anos antes de sua fundação os colonizadores já andavam pela região à procura de um local para servir como acesso de ligação entre o litoral paulista e a região onde estavam presentes as minas do Estado de Goiás. Contudo, por conta das altas montanhas de vegetação escura o acesso por esta região era muito difícil e o primeiro povoamento só veio a surgir durante o início do século XIX através de Lourenço Franco de Oliveira, que é considerado o verdadeiro fundador de Serra Negra.

Lourenço era natural de Bragança Paulista e decidiu sair com sua família e uma caravana de escravos até Mogi Mirim – que era considerado um posto avançado da época para quem saía de São Paulo com destino as Minas Gerais e os espaços ao norte do país. Acontece que Lourenço não chegou a Mogi Mirim e acabou fixando residência na região onde hoje está localizado o bairro das Três Barras, em Serra Negra.

Já residindo no local, ele fez uma proposta aos moradores para fundar a primeira capela que foi erguida em homenagem a Nossa Senhora do Rosário do Rio do Peixe. A concessão de Capela Curada pela Igreja Católica ocorreu em 1828 por conta do Bispo Diocesano de Mogi Mirim e é exatamente nesta data que é considerada a fundação da cidade. Em 1859, Serra Negra se tornou município e, 26 anos depois (1885) foi elevada à categoria de Cidade pelo governador do Estado.

Durante o século XX a cidade tinha um ramal férreo (desativado em 1956), rede telefônica, luz elétrica, posto de saúde e o primeiro hospital da região, além de contar com instituições financeiras, cinemas e teatros. As fontes que hoje são responsáveis pela principal fonte de receita do município – o turismo – são foram descobertas em 1928 (exatamente 100 anos após a sua fundação) por Luiz Rielli, sendo que em 1938 passou a ser considerada Estância Hidromineral e Climática.

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site