São Vicente

Publicidade

Translator / Tradutor

São Vicente é a cidade considerada mais antiga do Brasil, fundada pelos portugueses em 1532.

Situada na metade ocidental da Ilha de São Vicente, a 70 km da capital São Paulo, compartilha com Santos as belas e movimentadas praias do litoral paulista, e tem muita história para contar.

Atualmente, São Vicente se modernizou, mas preserva ainda as memórias da época do Brasil Colônia. Para voltar no tempo, basta visitar a Vila São Vicente, que reproduz a arquitetura e os costumes do século de 1500. A Matriz de São Vicente Mártir, próxima a Vila, foi construída por Martim Afonso de Sousa, fundador da cidade, que também teve sua casa preservada.

Outro ponto obrigatório de parada é a Biquinha de Anchieta, uma relíquia histórica da cidade. Datada de 1553, a antiga Fonte do Povoado era a bica de água mais utilizada pela população e ganhou fama por ser o local das meditações e aulas de catecismo ministradas pelo Padre José de Anchieta. Fica próximo ao Colégio dos Meninos de Jesus de São Vicente, construído pelos jesuítas. Com azulejos azuis portugueses feitos à mão, a Biquinha abriga uma imagem em tamanho real do Padre José de Anchieta, feita pelo artista plástico Francisco Telles Barreto.

Em frente à Biquinha está o Parque Ipupiara, na Praça 22 de Janeiro, com 8.170 m² de áreas verdes para lazer. Além disso, dali é possível observar o Marco Padrão, inaugurado em 1933 em comemoração aos 400 anos da Fundação da cidade. O monumento chama atenção por estar na Pedra do Mato, uma pequena ilha no mar.

Para uma visão panorâmica da cidade é possível ir ao Memorial 500 Anos, projetado por Oscar Niemeyer, que dá uma ampla visão das praias e recebe exposições culturais itinerantes. Outro ponto alto é o Morro Voturuá, conhecido como Morro da Asa Delta, com 180 metros de altura, de onde partem os voos livre. O Morro fica na divisa entre São Vicente e Santos e para acessar o topo é possível ir de teleférico a partir da Praia do Itararé.

E, além de toda história, São Vicente ainda reserva muitas belezas naturais, como a Ilha Porchat, de onde é possível apreciar a bela paisagem das praias do Gonzaguinha e do Itararé, as mais frequentadas pelos moradores. A ilha abriga diversas casas noturnas e o famoso ‘Ilha Porchat Clube’, sendo o point mais badalado da cidade.

O charme da cidade fica por conta da Ponte Pensil, de 1914, que utilizou material importado da Alemanha e até hoje completa a imagem do cartão-postal de São Vicente.

São Vicente possui boas opções de hospedagem, com hotéis-padrão e várias pousadas. Restaurantes e bares não faltam para experimentar boa culinária internacional ou petiscos e bebidas para um happy hour.

São Vicente é um destino para qualquer final de semana, feriado e até para descansar nas suas férias!

Visite também a capital do estado: São Paulo

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site