Paranapiacaba

Publicidade

Translator / Tradutor

Paranapiacaba é um distrito do município de Santo André, região do ABC paulista, no Estado de São Paulo, a menos de 50 km da capital. O nome vem da língua Tupi e significa “lugar de onde se vê o mar”. Esta vila surgiu para dar abrigo aos operários da companhia inglesa, São Paulo RailWay, e até o maior símbolo da Inglaterra está representado em Paranapiacaba por meio do Relógio, fabricado pela Johnny Walker Benson, de Londres, que é uma alusão ao Big Ben.

Os operatórios ingleses foram os responsáveis pela construção da primeira estrada ferroviária do estado, que era usada para fazer o transporte de cargas e pessoas do interior paulista para o porto de santos e vice versa.

Surgida em 1867, possui arquitetura típica inglesa, com casas no estilo europeu construídas com pinho de riga, trazidos da Lituânia. Foi Abandonada na década de 80, por conta da desativação da linha ferroviária.  Em 2002 foi comprada pela prefeitura de Santo André, que pagou pouco mais de R$ 2 milhões e, hoje em dia, funciona como ponto turístico com foco ambiental e histórico.

A atual estação de Paranapiacaba não é o mesmo prédio construído pelos ingleses no final do século XIX. O prédio original tinha trilhos por onde passavam os trens pelos dois lados, era bem maior que o de hoje, mas foi destruído por um incêndio em 1981. Antes mesmo do incêndio, a estação já havia sido desativada em 1977 e substituída pelo prédio atual.

O Museu do Funicular é a principal atração histórica, onde são exibidas as máquinas que transportavam o trem por meio do sistema funicular. Há também a exposição de objetos ferroviários e fichas dos antigos funcionários. Além disso, é possível fazer um passeio de Maria Fumaça aos fins de semana. Outro ponto com muita história para contar é o Museu do Castelo, conhecido também como Castelinho, que foi construído em 1897 para ser a residência do engenheiro chefe, da companhia inglesa. Com arquitetura imponente é avistada de qualquer ponto de Paranapiacaba, encravado na Serra do Mar.

O antigo mercado, construído em 1899 para abrigar um empório e, depois uma lanchonete, foi restaurado pela prefeitura de Santo André, é usado como centro multicultural.

A Igreja de Paranapiacaba foi inaugurada em 1884 e tem como padroeiro o Bom Jesus, hoje em dia é anexada à Paróquia de Rio Grande da Serra. Um ponto curioso é o chamado Pau da Missa, um eucalipto centenário que era utilizado para pendurar avisos, como missas de sétimo dia e hoje é considerado um dos símbolos da vila.

Paranapiacaba ficou conhecida por suas trilhas em meio a Serra do Mar, ideal para quem ama ecoturismo. O Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba abriga seis trilhas no interior, que se espalham pela área preservada de426 hectares de Mata Atlântica. São elas: Trilha da Pontinha, das Hortênsias, dos Gravatas, do Mirante, da Comunidade e da água fria. Tem para todos os gostos, do menor (hortênsias) ao maior (Comunidade) grau de dificuldade.

Saiba mais sobre São Paulo.

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site