Laranjeiras

Publicidade

Translator / Tradutor

Cidade genuinamente histórica, Laranjeiras fica pertinho da capital sergipana. Apenas 29 quilômetros separam o belo vilarejo da capital. Tradicional, Laranjeiras foi sede de engenhos de cana-de-açúcar e comercialização de mandioca e coco. Talvez por isso, a cidade foi a primeira do estado a criar uma alfândega, era de lá que todas as mercadorias de Sergipe eram exportadas. Por também ter sido um forte local de comercialização de escravos, a cidade é considerada uma das mais importantes na história da defesa da República e Abolição da Escravatura do país.

Esse legado histórico importante é representado nas construções arquitetônicas espalhadas em cada ruela. Destaque para as inúmeras igrejas construídas pelos jesuítas e repletas de detalhes clássicos como a Capela do Bom Jesus do Navegantes com uma fachada imponente com aspectos barrocos do século 19 e a Matriz do Sagrado Coração de Jesus que também contempla características barrocas do século 18. A Igreja Presbiteriana de Sergipe também se encontra na cidadela, esta aqui, chama a atenção pelo estilo neogótico. Conheçam também as igrejas Nossa Senhora da Conceição dos Homens Pardos, Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, todas construídas no século 19.
Serpenteada por morros a cidade abriga belas vistas panorâmicas. O mais alto da cidade é o morro do Bonfim em que é possível observar todo o Vale de Cotinguiba. A cidade também abriga museus com muita história para contar no Centro Histórico como o Afro-Brasileiro que funciona desde 1976 e reserva objetos do período escravocrata como móveis, maquinários de engenho, peças usadas para tortura de escravos e artefatos que valorizam a cultura afro como as representações dos orixás. Outro museu frequentemente visitado é o Museu Sacro com imagens de santos e prataria, são mais de 500 peças ao todo.

Não só de construção histórica é feita a cidade. Laranjeiras também reserva passeios na natureza na Fazenda Boa Luz. Este complexo contempla um zoológico com interessantes animais como ursos e rinocerontes, um parque aquático e um pesque-pague. O mesmo local de passeio também pode servir de hospedagem, uma vez que é a única opção na região. Se preferir, faça um bate-volta de um dia de Aracaju até Laranjeiras.

Os turistas que apreciam um bom festejo vale destacar que a cidade é sede em janeiro do Encontro Cultural. Trata-se de um evento que reúne grupos folclóricos do Brasil e outros países. A cada ano a edição bate o recorde de público. A festa tradicional já passou das trinta edições e reúne desde exposições fotográficas até shows com muita dança e música. Outro evento que já virou tradição acontece todo mês de outubro, trata-se de uma encenação nomeada de Lambe-Sujo e Caboclinhos, em que atores simulam a batalha entre negros e índios que eram contratados pelos senhores de engenho para capturar escravos. A memória da luta é encarada com respeito e homenagem por todos os nativos e a manifestação é uma das mais relevantes da cultura brasileira.

Conheça também a capital sergipana Aracaju.

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site