São Francisco do Sul

Publicidade

Translator / Tradutor

São Francisco do Sul, ou carinhosamente São Chico, é a terceira vila mais antiga do Brasil, descoberta em 1504, guardando um tesouro arquitetônico de casarios e construções tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

Localizada em uma ilha no litoral norte de Santa Catarina, a 187 km de Florianópolis, São Francisco do Sul tem nas quase 400 construções do Centro muita história para contar. Os casarios hoje são sede de órgãos públicos, museus, centros culturais, restaurantes e comércio.

Os antigos armazéns utilizados para atividades portuárias abrigam o Museu Nacional do Mar, cujo acervo reúne mais de 80 embarcações, resgatando a relação homem/mar. Dentre jangadas do nordeste, canoas do norte e baleeiras do sul, está o barco Paraty, utilizado por Amyr Klink em sua travessia pelo Atlântico Sul. Em um anexo ao museu, está a Biblioteca com obras raras, como o 1º Dicionário Náutico encomendado pelo Barão de Angra em 1877.

Já o Museu Histórico de São Francisco do Sul está instalado em um casarão onde funcionou o presídio local, fechado em 1968, e, no pavimento superior, a Câmera Municipal. As antigas celas expõem o acervo que conta com objetos que retratam os 500 anos de história da cidade.

O imponente prédio do Mercado Público Municipal foi inaugurado em 1900 e era o principal centro comercial da cidade. E a Igreja Nossa Senhora da Graça teve sua construção iniciada em 1699 e foi concluída apenas em 1821, sendo o material utilizado bem curioso: pedras, barro, óleo de baleia, calcário e conchas.

Ainda no Centro Histórico, vale a pena conhecer o Terminal Marítimo de Passageiros, conhecido como Armazém do Santista, pois antigamente servia de armazém para erva-mate, madeira e farinha de mandioca.

Outro ponto para visitar é o Porto de São Francisco de Sul, o 5º maior porto brasileiro em movimentação de contêineres, com canais de acesso de 11 metros de profundidade. Mesmo com o porto importante, a cidade ainda mantém o clima sossegado de vila.

São Francisco do Sul é uma ilha cercada por outras 24 ilhas e ocupa posição privilegiada na Baía Babitonga, um dos lugares mais bonitos do litoral sul do Brasil. E por ser uma ilha, belas praias não faltam. Ao todo são 17. A Praia Grande, como o nome indica, é a maior praia da cidade, com 25 km de orla, e também é deserta e selvagem, limitada em um dos lados por sambaquis. As mais agitadas são as Praia da Enseada e Ubatuba, com ótima infraestrutura turística. Para o surf, as Praias da Saudade e Itaguaçu garantem boas ondas. E para quem prefere tranquilidade, a Praia do Forte abriga a Fortaleza Marechal Luz, erguida em 1915, com belo panorama da região.

E as belezas de São Francisco do Sul não param por aí. A região ainda possui um rico ecossistema com cachoeiras, dunas, manguezais e lagoas cercados pela Mata Atlântica, que pode ser observado na Vila da Glória e no Parque Estadual do Acaraí, uma área de reserva ambiental com 6 mil hectares. No parque é possível praticar canoagem, trekking e conhecer a fauna e flora local.

Para os amantes do ecoturismo, além do parque, os morros da cidade proporcionam belas vistas panorâmicas para quem chega ao seu topo.

História, porto, praias e natureza: São Francisco do Sul convida você para explorar as atrações locais!

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site