Piçarras

Publicidade

Translator / Tradutor

Uma pequena baía de 7 km de extensão é suficiente para abrigar as belezas urbanas e naturais da cidade de Piçarras, no litoral norte de Santa Catarina.

Localizada a 114 km de Florianópolis e a 190 km de Curitiba, é um dos balneários prediletos dos moradores destas capitais, especialmente no Réveillon, quando a enseada se enfeita com o colorido dos fogos, e no Carnaval, com o agito da festa pelas ruas da cidade.

Piçarras possui apenas três praias: Central, das Palmeiras e do Jaques, que misturam urbano e litoral. A Praia Central se estende pela avenida principal do Município e abriga todo comércio, além de bares, restaurantes e rede hoteleira a poucos metros da praia. Nos 8 km de extensão, as areias claras e mar tranquilo reúnem os adeptos de banhos de mar e os praticantes de esportes náuticos, que convivem harmonicamente. Na orla, as castanheiras centenárias proporcionam ótimo ambiente para caminhadas ou pedaladas, avistando a bela paisagem com o fundo marcado pelas Ilhas Feia e Itacolomi, que podem ser acessadas de barco a partir da praia.

A Ilha Feia tem este nome devido ao seu aspecto selvagem, mas de feia não tem nada. Sua beleza fica mais evidente ao chegar próximo, após 10 minutos de barco da costa, com mata virgem e fechada e costões rochosos, ideais para mergulhos. Para quem gosta de trekking, é possível descer na ilha e visitar a famosa "Caverna do Diabo", uma bonita gruta ainda pouco explorada. O local é refúgio natural para várias espécies, sendo considerada uma reserva ecológica.

Já as Ilhas Itacolomi, a 8 km da praia, têm o nome do tupi, que significa ‘Pedras Irmãs’, e o passeio até lá dura em torno de 40 minutos, que são recompensados pelas enormes formações rochosas que impressionam pela altura em mar aberto.

A segunda praia, das Palmeiras, é mais reservada, com casas de veraneio a beira-mar. É bastante procurada para quem quer privacidade e também pelos praticantes de windsurfe, em função dos bons ventos do local.

E a Ponta do Jaques é a praia com costão de pedras que delimita o município de Piçarras e sua vizinha Barra Velha. O acesso é via trilhas construídas e tem uma paisagem belíssima no final de tarde.

Piçarras é a sede do Campeonato Brasileiro de Jet-Ski e da Feira Nacional do Mar, que todo mês de julho preserva e homenageia as tradições portuguesa, açoriana e africana, colonizadoras da região.

Mas Piçarras não fica apenas na praia. O interior do município possui muitas opções de turismo rural, com áreas preservadas, pousadas, parque aquático, lagos para pescaria, espaços para trilhas e cavalgadas, além de cicloturismo. E na entrada da cidade a Barra do Rio Piçarras aloja escunas, que fazem passeios pela região.
Assim, os admiradores da natureza e do litoral que não querem abrir mão de boa infraestrutura e hospitalidade tem Piçarras como destino certo nas férias!

Aproveite e veja também Florianópolis.

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site