Palhoça

Publicidade

Translator / Tradutor

Santa Catarina está entre um dos lugares preferidos por quem gosta de viajar pelo Brasil. E Palhoça, no litoral, pertinho de Florianópolis, é um ótimo lugar para começar a explorar as terras catarinenses. Palhoça reúne lindas praias e ainda é repleta de muita história e cultura.

Parte da região metropolitana de Florianópolis, Palhoça tem estrutura movimentada de centro urbano, com intensa correria cotidiana. Mas, ao acabar o expediente, as praias atraem todas as atenções.

Por falar em praias, Guarda do Embaú fica em Palhoça e é considerada uma das praias mais lindas do Brasil, reduto dos surfistas pelas ótimas ondas. Guarda do Embaú fica entre o Rio das Madres e o mar, uma vila rústica e pacata, mas com ótima infraestrutura de pousadas charmosas e restaurantes deliciosos.

Já Enseada de Brito preserva costumes e a tranquilidade da colonização açoriana e os pescadores complementam a paisagem típica da praia. Em um dos casarios antigos e coloridos, você poderá saborear deliciosos pratos à base de frutos do mar, produzidos na comunidade.

As praias de Pinheira, do Tomé, dos Papagaios e do Sonho têm algo em comum: a beleza. Todas as praias são rústicas, mas com boas opções de bares e restaurantes, além de algumas pousadinhas confortáveis.

Palhoça também é a porta de entrada para o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, a maior reserva ambiental da região sul. Encravado entre o mar e a serra, o parque abriga diferentes biomas e o cartão-postal da cidade: o Morro do Cambirela. Com 1.043 metros de altitude, o local atrai trilheiros que sobem o Morro em busca do visual deslumbrante de toda Florianópolis, Palhoça e do município vizinho de São José. Dentro do parque, há restinga próximo a praia, ilhas costeiras – com ótimos pontos de mergulho, florestas de araucária – os pinheiros típicos do sul do Brasil, campos de altitude, além de muita fauna, rios, cachoeiras e uma flora exuberante, mostrando toda biodiversidade preservada.

Além das praias, várias ilhas costeiras pertencem ao município de Palhoça, sendo a mais visitada a Ilha do Papagaio, com 142 mil metros quadrados de bela Mata Atlântica e que tem uma luxuosa pousada em meio à vegetação. A Ilha Três Irmãs, como diz o nome, é formada por três ilhotas: Irmã Pequena, Irmã do Meio e Irmã de Fora e é ponto ótimo para passear em canoas, pequenas embarcações e caiaque. Já a Ilha de Araçatuba tem como principal atrativo a Fortaleza Nossa Senhora da Conceição, uma construção militar que protegia a região no século 18. A história está presente também em Palhoça nos sítios arqueológicos, como nas artes rupestres na Ponta das Gaivotas, que contam um pouquinho de como era a região antes da colonização.

Seja para as crianças, ou adultos, a cidade de Palhoça possui muitas atrações. E claro, ainda possui uma série de sabores especiais na cozinha, pois viajar para Santa Catarina é quase que sinônimo de experimentar doces, queijos, e claro, muitos pratos a base de peixes e frutos do mar.

Links relacionados

 

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site