Laguna

Publicidade

Translator / Tradutor

“Eu tinha encontrado um tesouro proibido, mas um tesouro de grande valor." Assim se referiu Giuseppe Garibaldi à Ana Maria de Jesus Ribeiro no primeiro encontro do casal que trilharia uma vida de lutas e revoluções. Ana Maria, depois Anita Garibaldi, nasceu em Laguna, típica cidade de colonização açoriana no litoral de Santa Catarina, que mistura belezas naturais e muita história.

Antes mesmo de ser berço da “Heroína dos Dois Mundos” (em 1821), chamada assim pelo fato de Anita ter lutado por liberdade no Brasil e na Europa, Laguna foi referência para a assinatura do Tratado de Tordesilhas, que separava as terras entre Portugal e Espanha, em 1676. Além disso, foi palco da Revolução Farroupilha e capital da então proclamada República Juliana, independente do Império Brasileiro, que tendo duração de apenas 4 meses foi um marco para a cidade.

Os fatos inesquecíveis ocorridos na cidade estão expostos no Museu e na Casa de Anita Garibaldi, no Centro Histórico, tombado como patrimônio pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que também abriga outras 600 construções e monumentos típicos portugueses, como a Casa Pinto D´Ulysséa, o Mercado Público, a Fonte da Carioca e a Igreja Santo Antônio dos Anjos, onde Anita se casou pela primeira vez, ainda muito nova com Manuel Duarte de Aguiar.

Mas os atrativos de Laguna não vivem apenas do passado. A cidade, localizada à foz da Lagoa de Santo Antônio, dispõe de férteis lagos onde a pesca é a atividade principal. Com o auxílio dos botos, os pescadores enchem as redes de tainha, o peixe mais conhecido na região. À noite, as lagoas se iluminam com os barcos da pesca artesanal de camarão, que usam a luz para atrair os crustáceos.

Já as 16 lindas praias com águas calmas e limpas são os pontos principais dos turistas no verão, com destaque para a Mar Grosso (a maior e ponto principal do eleito melhor carnaval de Santa Catarina), a Praia do Gravatá (mais tranquila), a Ipuã (um recanto) e a do Farol (point dos surfistas). Além da diversão nas praias, é imperdível, entre os meses de junho a novembro, observar as baleias francas, que vem procriar nas águas de Laguna.

Interessante conhecer o Farol de Santa Marta, um dos mais antigos e o 3º de maior alcance do mundo, o Morro da Glória, com uma vista panorâmica da região, a misteriosa Pedra do Frade e as trilhas dos sambaquis, que resgatam a vida indígena antes da colonização europeia.

Passar uma temporada em Laguna é ter muitas histórias para contar.

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site