Lages

Publicidade

Translator / Tradutor

Lages é a principal cidade da Serra Catarinense, localizada a 228 km da capital Florianópolis, é conhecida como “A princesa da Serra”.

Sendo a maior cidade em extensão territorial do estado de Santa Catarina, e repleta de belezas naturais, Lages é reconhecida como a capital nacional do turismo rural, pois foi a pioneira nesse ramo, com a Fazenda Pedras Brancas em 1984.

A cidade foi fundada por bandeirantes em 1766, com o objetivo de servir de rota comercial para a passagem dos bois, e por isso a região foi povoada por fazendeiros, os quais na década de 80 viram no turismo rural, na abertura de suas propriedades para visitantes, uma oportunidade de complementar sua renda, e hoje isso faz parte de Lages, onde inúmeras fazendas abrem as portas e proporcionam uma experiência incrível para os visitantes, os quais podem, além de desfrutar das belezas naturais do local, aprender como é a vida no campo.

Se você está procurando uma experiência assim, Fazenda Pedras Brancas, Boqueirão Hotel Fazenda, e Pousada Rural do SESC, são ótimas opções na cidade.
Lages também é internacionalmente conhecida devido a Festa Nacional do Pinhão, que acontece todos os anos no mês de Junho, e conta com shows nacionais, culturais, e com a culinária típica da região para acolher os visitantes.

O pinhão que dá o nome à festa é a semente da araucária, árvore típica de regiões frias, e sua semente é o principal ingrediente dos pratos regionais, como o entrevero, que são pedaços de carne (frango, gado e porco) e legumes, refogados junto do pinhão, e a paçoca de pinhão, que é a semente moída, misturada com carne moída e alguns outros temperos, pratos que conquistam facilmente muitos fãs.

Os Campos de Lages, como foi nomeada inicialmente a cidade, é localizado em uma região muito privilegiada, rodeada de muita natureza, o que atrai muitos visitantes, e para aqueles que querem se sentir conectados com a natureza, há locais como o Parque Natural Municipal João José Theodoro da Costa Neto, que preserva a vegetação típica da região, o Salto do Rio Caveiras, no qual fica localizada a primeira usina hidrelétrica da região, e onde existe vários campings para que se possa passar um tempo a mais, e a localidade da Coxilha Rica, que serviu por um tempo como cenário da guerra do contestado, onde além de belas vistas, pode-se aprender um pouco de história.

Já no meio urbano de Lages, os pontos turísticos são formados pela Catedral Diocesana, que foi toda construída com pedras, formando assim uma obra da arquitetura, o Parque Jonas Ramos, mais conhecido como “Tanque”, o qual possui um lago no centro, e é palco de muitas lendas locais, e o Morro da cruz, do qual se é possível ter uma das mais belas vistas panorâmicas da cidade.

Por ser localizada na serra, Lages é uma cidade com um clima mais ameno durante o ano, e no inverno, é fácil observar os termômetros marcando temperaturas abaixo de 0◦C, então se Lages for o seu destino, nunca esqueça de trazer um “casaquinho”.

Conheça também Florianópolis, a capital do Estado.

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site