Itajaí

Publicidade

Translator / Tradutor

Itajaí é uma cidade no litoral norte de Santa Catarina, com a maior renda per capita e a segunda a proporcionar o maior PIB do Estado. Devido a isso, possui grande importância na economia regional, atraindo visitantes pelo Porto e também pelo turismo.

O nome Itajaí vem do Tupi e significa ‘rio que corre sobre as pedras’, em menção ao Rio Itajaí-Açu que margeia a cidade. A cidade foi fundada em 1860, mas a colonização europeia começou antes disso, em 1658. Começou com a vinda dos açorianos, após os portugueses, e cresceu com a vinda de imigrantes italianos e alemães, que tinham como destino o interior de Santa Catarina, mas permaneceram no litoral.

A principal atividade de caráter econômica do município é a pesca artesanal, desde o início das atividades da cidade, até os dias atuais. Nos dias de hoje, a sua importância para o estado de Santa Catarina é gritante: além do maior porto de todo o estado, a cidade também é passagem da maior exportação de frios de todo o território brasileiro.
A cidade faz divisa com outros dos maiores pontos turísticos de Santa Catarina, começando por Balneário Camboriú, além de Gaspar, Navegantes, Brusque e Ilhota. A Universidade do Vale do Itajaí também está instalada na cidade, e é a maior e melhor universidade privada de todo o estado de Santa Catarina.

A cidade é ainda banhada pelo Oceano Atlântico e muitos acreditam que os pontos turísticos são limitados às praias, que, é claro, são belíssimas. Porém, Itajaí é dona ainda de uma variedade de atrações.

Itajaí tem seis praias de fácil acesso. A mais próxima do Centro é a Praia de Atalaia, um reduto de surfistas, que possui quiosques, chuveiros e estacionamento na área. Atalaia está delimitada do lado do Rio Itajaí-Açu pelo molhe Sul da barra e do outro pela Praia de Jeremias, onde fica o Bico do Papagaio, a formação rochosa símbolo da cidade. Jeremias é uma praia com pequena faixa de areia e mar de águas calmas e pouco profundas, ótimas para banho.

Após Jeremias, é a Praia de Cabeçudas que segue com boa infraestrutura turística, de restaurantes, bares e rede hoteleira. Possui águas tranquilas e cristalinas. Seguindo para o sul, chega-se a Praia do Morcego, que tem uma paisagem paradisíaca e recebeu este nome devido à formação rochosa do Morro do Farol, que tem a Caverna do Morcego, escavada pelo mar ao longo de muitos anos, com cerca de 4 m de largura e 50 m de profundidade.

O norte da Praia Brava é a parte mais badalada da cidade, com ótima infraestrutura turística. Além do agito urbano, possui mar com águas azuladas e boas ondas, ponto bastante procurado para o surf.

No entanto, engana-se quem acredita que Itajaí só possui as praias para garantir a diversão. Por conta da colonização europeia, o destino conta com uma infraestrutura arquitetônica incrível, como é o caso de uma variedade de igrejas.

A cidade é muito rica culturalmente, para os que adoram cinemas, peças de teatro e outros festivais literários e musicais. No que diz respeito às peças de teatro, devemos destacar que a cidade abriga uma variedade de teatros e é exatamente por conta disso que as peças mais importantes de todo o Brasil chegam até Itajaí.

Além disso, a própria literatura da cidade também é um destaque em todo o Sul do território brasileiro. Artistas como Marcos Konder e Lausimar Laus foram alguns dos moradores e integrantes da própria Academia Itajaiense de Letras e fizeram sucesso no mundo afora.

Itajaí é uma cidade com beleza natural e cultura abundante.

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site