Imbituba

Publicidade

Translator / Tradutor

Um visual único que mistura dunas, pedras, mar, lagos e montanhas: esta é paisagem de Imbituba, Berçário das Baleias Francas, com muitos atrativos naturais que podem ser apreciados durante o ano todo.

Localizada no litoral sul de Santa Catarina, Imbituba tem colonização açoriana datada de 1715, que reflete até hoje em sua arquitetura, costumes, folclore e também na gastronomia. Emancipada de Laguna em 1958, a cidade foi ‘descoberta’ para o turismo a partir da década de 70, com surfistas que encontraram nas praias de Imbituba ondas ideais para a prática do esporte.

A cidade possui nove belas praias, em sequencia do norte ao sul: Praia da Vila, Praia do Porto, Praia de Itapirubá, Praia D’água, Praia da Ribanceira, Praia de Ibiraquera, Praia do Luz e Praia Vermelha. Quase todas respiram surf, pois a formação rochosa na enseada privilegia a formação de ondas fortes e grandes. Os praticantes de windsurfe também tem ponto de encontro em Imbituba, inclusive com etapas de campeonatos ocorrendo em suas águas. As praias mais procuradas para os esportes são a Praia da Vila, com as maiores ondas do Brasil, e as Praias de Ibiraquera e da Ribanceira, com bons ventos para o windsurfe.

A Praia do Rosa é formada por um lindo cenário de mar, dunas e lagoas, sendo muito frequentada pelas ótimas e tranquilas pousadas. A Praia de Itapirubá possui boa infraestrutura e paisagem relaxante. As Praias D’Água, do Luz e Vermelha são mais desertas e selvagens, oferecendo paz para contemplar uma natureza mais intocada. Já da Praia do Porto é possível avistar os vários navios que transitam no Porto de Imbituba, um dos mais importantes do sul do País, pescando nos molhes próximo aos vestígios de um navio encalhado.

Outros visitantes ilustres, além dos esportistas, passam por Imbituba todos os anos. São as baleias francas, que se deslocam da Antártica à procura de águas mais quentes para procriar e cuidar dos filhotes nos primeiros meses de vida. Assim, de junho a novembro, as águas se agitam ainda mais. Como um berçário dos grandes bichanos, a cidade abriga também um Museu da Baleia, ponto de parada para conhecer um pouco mais deste gigante das águas.
Das praias é possível observar algumas ilhas ao longe que também são programas para os mais exploradores. As ilhas Santana de Dentro, Santana de Fora, das Araras e do Batuta são reservas naturais e abrigam animais silvestres da região e podem ser acessadas via passeios de barco.

A cidade também possui lagoas completando o visual único. A Lagoa Ibiraquera e a Mirim são famosas pela pesca do camarão-rosa, servido fresquinho nos excelentes restaurantes espalhados pela beira mar e centro histórico. Já a Lagoa do Meio, na Praia do Rosa, é opção para quem quer variar o banho de mar.

Para um pós-praia, a boa pedida é circular pelo centro histórico e conhecer as antigas construções e a bela Igreja Matriz, edificada em arquitetura açoriana, e parar para se deliciar com os pratos tradicionais da região à base de frutos do mar.

Imbituba tem uma combinação perfeita de natureza, praias, esportes, aventuras e descanso. Visite e confira.

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site