Guarda do Embaú

Publicidade

Translator / Tradutor

Um recanto natural que conserva o clima tranquilo de uma vila de pescadores: assim é Guarda do Embaú, um distrito do município de Palhoça, localizado no litoral sul de Santa Catarina, 50 km da capital Florianópolis.

Considerada uma das 10 praias mais bonitas do Brasil, Guarda do Embaú tem estilo alternativo de viver, pois não possui infraestrutura turística de alto padrão, nem casas noturnas badaladas, sendo frequentada por surfistas, hippies e pessoas em busca de sossego.

Dentre as praias de Palhoça, a da Guarda do Embaú é a mais famosa, graças também ao modelo e ator Paulo Zulu, que divulgou amplamente seu amor pela região e tem uma pousada no local. A praia é separada da vila de Guarda de Embaú pelo Rio da Madre e esta travessia pode ser realizada a nado, jeito preferido dos surfistas, por meio de barcos dos moradores que disponibilizam o serviço, ou caminhando quando as águas do rio estão baixas. À noite, após o belo por do sol na junção do rio com o oceano, barzinhos da vila movimentam com música ao vivo e petiscos a base de frutos do mar típicos da região.

Além da Guarda do Embaú, Palhoça ainda oferece belas alternativas, como a Enseada de Brito, a Praia da Pinheira, Praia Pedras Altas e a Praia do Sonho. A Enseada de Brito é típico local de pescadores açorianos, que mantém a cultura e costumes da ilha portuguesa. A Praia da Pinheira tem águas calmas e muita vegetação nativa, bastante procurada para descanso por famílias em férias. Já a Praia Pedras Altas é reduto dos naturistas, permitida apenas aos adeptos deste estilo de vida. E a Praia do Sonho, como o nome diz, parece um cenário de sonhos, ideal para relaxar e curtir a natureza. Além destas praias, outras menores e desertas também são opções, como a Praia do Bar do Evori, a Praia do Maço e o Vale da Utopia.

Além do surf nas águas do mar, o Rio da Madre é procurado para prática e passeios de caiaque e canoa e as águas das Cachoeiras da Zanela e de Maciambú, na Guarda do Embaú, são ideais para quem procura outras formas de se refrescar. De abril a julho, período da pesca da tainha, a prática de esportes náuticos, inclusive o surf, é proibida.

As ilhas, que podem ser acessadas via embarcações, possuem marcos históricos pelas inscrições rupestres encontradas e preservadas em meio a Mata Atlântica.

Da Pedra do Urubu, subida obrigatória para quem gosta de trekking, após um trajeto de 30 minutos com algum esforço, há uma linda vista da região.

Para quem gosta de trilhas ecológicas, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro é uma atração incrível, onde é possível conhecer diferentes ecossistemas e observar a grande biodiversidade da região.

Com habitantes simpáticos e acolhedores, uma beleza natural indescritível e muitas atrações e opções de lazer, Palhoça e a Guarda do Embaú serão destinos certos para várias estações.

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site