Governador Celso Ramos

Publicidade

Translator / Tradutor

Com 250 anos de história, o município de Governador Celso Ramos, no litoral de Santa Catarina, passou de ponto de caça de baleias à área de preservação com muitas atrações turísticas. Entre elas 23 praias, que são procuradas por visitantes de diferentes estilos e gostos, desde surfistas a famílias em busca de tranquilidade.

A antiga vila de pescadores, que teve a Armação da Piedade como sede do maior e mais importante núcleo de pesca baleeiro do sul do Brasil, ainda preserva o clima simples e calmo nas praias da Enseada dos Ganchos. Em outras praias, como as de Palmas e Calheiros a infraestrutura turística atende bem aos visitantes. Há ainda as rústicas e desertas, como as praias de Ilhéus, Bananeiras, do Porto e Sissial, ou as mais restritas e privadas, como as praias Henrique Costa e Antônio Corrêa.

Antes capturadas pelo óleo que tinha vários usos, as baleias francas atualmente são protegidas por lei. Vindas da Antártica em busca de águas mais quentes para procriar e amamentar seus filhotes, as gigantes marinhas nadam tranquilamente nas águas de Governador Celso Ramos, podendo ser avistadas de junho a novembro bem próximas das praias.

Um ponto de preservação ambiental na região é a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, que é um viveiro natural de espécies da fauna e da flora, inclusive algumas raras. O ponto é famoso entre os praticantes de mergulho de observação, que podem nadar com centenas de golfinhos que habitam a Reserva.

Colonizada por portugueses vindos das Ilhas dos Açores e da Madeira, nos anos de 1745-1750, atraídos pela pesca e industrialização dos produtos das baleias, Governador Celso Ramos já foi chamada de Ganchos, desmembrada do município de Biguaçu em 1963 e ganhou novo nome em 1967 como homenagem ao ex-governador de Santa Catarina.

Pela localização privilegiada e estratégica, Governador Celso Ramos possui na Ilha de Anhatomirim a Fortaleza de Santa Cruz, um dos fortes que integrava o complexo de proteção e defesa da região contra ataques de conquistadores. Atualmente, é um dos pontos turísticos mais frequentados e concorridos para visitação.

A culinária local mantém sabores e tradições dos Açores, com pratos a base de frutos do mar e pescados, acrescentados de temperos especiais regionais, o que deixa o passeio com gosto de quero mais.

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site