Garuva

Publicidade

Translator / Tradutor

Garuva é uma cidade de Santa Catarina, que fica na divida com o Paraná, localização estratégica a beira da rodovia BR-101, entre Joinville e Curitiba.

Ao pé da Serra do Mar, Garuva é passagem obrigatória para os turistas que vão as praias catarinenses ou paranaenses, mas, muitas vezes, nem param para conhecê-la. Entretanto, a cidade merece sua visita, em especial se você for um ecoturista e gostar de atividades radicais como trekking, rafting, rapel e canyoning.

Cortada por vários rios, Garuva tem nas atividades aquáticas suas principais atrações. A pesca do robalo, peixe abundante local, fez a fama da cidade junto aos pescadores esportistas, que tem no Rio Palmital e nas baías de Palmital e Barranco os maiores pontos de interesse. Além do famoso robalo, outras espécies como o pacu, a miraguaia e a carpa também são encontradas. O Rio São João é outra opção de pescaria e os hotéis e pousadas da região ribeirinha oferecem embarcações, equipamentos e serviços especializados para os turistas pescadores.

Além da pesca, o Rio São João é muito procurado para a prática de esportes náuticos, como a canoagem e o boiacross, este último bastante típico nos rios do Paraná, que garante a diversão de adultos e crianças. Além disso, há opção de rafting oferecido por algumas agências locais.

O Rio do Braço é point de quem quer mais tranquilidade e águas menos agitadas, pois há formação de piscinas naturais e poucas quedas dágua, ótimas para diversão da família. Outro ponto atrativo são as Cascatas do Quiriri, um contato direto e intenso com a natureza.

Já para quem gosta de trekking, Garuva conta com ótimas trilhas que passam por grutas e nascentes de riachos em meio a exuberante Mata Atlântica, tanto para acessar as Cascatas do Quiriri, quanto para curtir o visual da região do alto do Monte Crista, com 980 metros de altitude, acessado por uma escadaria de granito com mais de 3 quilômetros em meio à mata fechada, que supõe-se que foi construída pelos padres jesuítas no século XVIII e tem energias positivas para recarregar as energias dos trilheiros.

Garuva também faz parte do Caminho de Peabiru, uma rota milenar que liga o Oceano Atlântico ao Pacífico, do Brasil ao Peru, passando por Paraguai e Bolívia. O Caminho de Peabiru era utilizado pelos indígenas para deslocamentos e também pelas missões religiosas para desbravamento do interior do continente. O Caminho, hoje coberto pela vegetação, tem muitas lendas e histórias e é repleto de belezas naturais.

O turismo rural é outra atividade bem desenvolvida em Garuva, principalmente o roteiro que passa pelas propriedades da Estrada Otto Roeder, onde há cavalgadas em meio a bela paisagem bucólica. Para quem gosta de experimentar novos sabores, não pode perder o delicioso Café Colonial Vale do Sol, onde são servidas carnes exóticas, como javali, rã, marreco e coelho.

Conheça também Florianópolis.

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site