Barra Velha

Publicidade

Translator / Tradutor

A cidade de Barra Velha é um balneário importante do litoral norte de Santa Catarina. A região recebe muitos turistas durante a alta temporada de verão e se destaca por suas deslumbrantes belezas naturais, por sua culinária tradicional, herdada dos colonizadores açorianos, e por ser um grande centro de ecoturismo e surf.

Barra Velha conta com uma ótima infraestrutura turística e uma rede hoteleira ampla e direcionada a todos os públicos. A cidade está localizada próxima à rodovia BR-101, ficando a 45 km de Balneário Camboriú, a 65 km de Blumenau e cerca de 139 km de Florianópolis, capital de Santa Catarina.

A cidade de Barra Velha tem aproximadamente 24 mil habitantes, mas esse número pode quadruplicar durante a alta temporada, entre os meses de dezembro e março, quando a cidade chega a receber 80 mil turistas em busca de diversão e descanso nas praias da região.

A cidade é ideal para quem procura um lugar calmo, com praias bonitas e limpas para passar bons momentos à beira-mar. Barra Velha é muito procurada por surfistas e por famílias que buscam um contato mais profundo com a natureza.

A cidade tem 20 km de orla e oito praias destinadas ao banho. Os turistas que vão à cidade podem conhecer as praias do Sol, da Barrinha, da Península, das Pedras Brancas, do Tabuleiro, do Grant, do Cerro e a Praia Central.

A Praia do Tabuleiro e a Praia do Sol são as mais procuradas pelos surfistas. A Praia do Grant abriga um porto rústico. A de Itajubá tem fortes ondas e a do Costão é bastante urbanizada. Já as praias de Pedras Brancas e Pedras Negras possuem com mar calmo e muitas rochas, local para prática de esportes náuticos. E a Praia da Península e a Lagoa de Barra Velha são ótimas para ecoturismo e atividades aquáticos.

Separando as Praias do Sol e da Barrinha há uma curiosidade. É o Costão das Pedras Brancas e Negras, um raro encontro natural de dois costões de pedras, que forma paralelamente uma divisa de pedras brancas e negras. Do alto do costão há uma bonita vista das praias da cidade.

Quem visita Barra Velha, não pode deixar de conhecer também o Costão dos Náufragos, o Mirante do Cristo Redentor e a Boca da Barra. A cidade tem regiões belíssimas para admirar o pôr do sol e as dunas de Santa Catarina.

Junto ao belo Costão de pedras está em destaque na praça o Cruzeiro dos Náufragos, que marca um naufrágio envolvendo combatentes que regressavam da Guerra do Paraguai em 1865. No local, os amantes da pesca fazem seu ponto predileto para a prática.

O Morro do Cristo, que possui 40 metros de altura, permite ter uma vista privilegiada da cidade e poder contemplar uma réplica do Cristo Redentor do Rio de Janeiro.

E distante 6 km do Centro, a Boca da Barra nada mais é que o ponto de encontro das águas do Rio Itapocu com o Oceano Atlântico. Do local há um belo visual das dunas de Barra Velha, aonde muitos turistas vão para apreciar o pôr-do-sol.

Além das belezas naturais, Barra Velha se destaca por seus atrativos culturais e sua culinária. Os turistas devem visitar os monumentos da cidade, como a Estátua da Índia Mani, a Estátua de Iemanjá, o Monumento da Sereia Janaína, a Estátua do Pescador e a Ponte Pênsil (que segue o estilo da Ponte Hercílio Luz, de Florianópolis). Em todos os pontos é possível ter uma vista maravilhosa do mar ou da lagoa.

No quesito comida típica, os turistas devem experimentar o delicioso Pirão de Barra Velha e os pratos preparados com frutos do mar. Os principais restaurantes ficam na região central. Para comprar produtos típicos da região, os turistas devem conhecer a Associação Barravelhense de Artistas Plásticos e Artesãos. O tradicional artesanato de Barra Velha é vendido em lojas e barraquinhas no centro da cidade.

Barra Velha é uma cidade perfeita para todos os tipos de públicos. O local é ideal para passeios em família, para viagens românticas e para temporadas com amigos. O destino é realmente um dos mais bonitos e bem estruturados da região de Santa Catarina, onde se encontra um povo acolhedor e simpático, que faz de tudo para que os visitantes se sintam em casa.

Conheça também Florianópolis.

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site