Porto Alegre

Publicidade

Translator / Tradutor

Porto Alegre é uma cidade cosmopolita, que mistura a vida agitada das grandes metrópoles, com a tranquilidade e muito verde das áreas rurais. São várias opções para curtir a cidade e aproveitar o melhor da capital do Rio Grande do Sul.

Por todos os cantos da cidade é possível ver alguém com cuia, bomba e garrafa térmica, apreciando seu tradicional chimarrão, preparado com erva-mate. Este hábito invade a cidade, principalmente a orla do Lago Guaíba nos finais de tarde e os parques no domingo.

O centro histórico pode ser percorrido a pé e é dividido em três núcleos: o das Praças XV e Montevidéu, com o Mercado Público, o Chalé da Praça XV e o Paço Municipal; o da Praça da Alfândega, com o Museu de Artes do Rio Grande do Sul e o Memorial do Rio Grande do Sul; e o núcleo da Praça da Matriz, com as três principais edificações: Catedral Metropolitana, Palácio Piratini e Teatro São Pedro. Aos sábados, ocorrem o ‘Viva o Centro a Pé’, onde um guia percorre os principais pontos do centro histórico contando muitas curiosidades.

Uma das cidades mais arborizadas do Brasil, Porto Alegre possui muitos parques e espaços ao ar livre para aproveitar os lindos dias de sol. O Parque Farroupilha, conhecido pelos moradores como Redenção, é ponto de encontro dos moradores no domingo, com muitas atividades de lazer. O Parque Moinhos de Vento, ou Parcão, está localizado em uma das áreas nobres da cidade. O Parque Marinha do Brasil liga a região central a zona sul de Porto Alegre e bem próximo está o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, às margens do Lago Guaíba.

Falando em Lago, pela sua dimensão, é chamado de Rio Guaíba e em sua orla, próximo à Usina do Gasômetro, a Praia de Ipanema, ou a Fundação Iberê Camargo, estão os melhores pontos para apreciar o lindo por do sol da cidade.

As praias formadas pelo Lago localizam-se na zona sul de Porto Alegre, que também tem destaque pelo Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus, que do alto do Morro da Pedra Redonda permite uma vista de 360° da cidade, e pela rota turística Caminhos Rurais, levando a bucólicas paisagens.

Para quem tem pouco tempo na capital, a Linha Turismo percorre dois roteiros com cinco paradas para conhecer melhor as atrações mais interessantes, escolhidas pelo visitante.

Porto Alegre tem um ar europeu e clima que combina com a gastronomia eclética que se espalhou pela cidade, principalmente nos cafés, que são ótimos lugares para relaxar dos passeios pela capital.

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site