Pelotas

Publicidade

Translator / Tradutor

A cidade mais doce do sul do Brasil, visitar Pelotas é uma viagem pela história, cultura e belezas naturais da região do litoral sul do Rio Grande do Sul.

Pelotas tem sua história marcante no século XIX, quando o ciclo do charque (carne-seca) estava no ápice. Assim as charqueadas desenvolveram a região, trazendo além de riqueza, cultura e educação. A Charqueada São João é a mais famosa em Pelotas, pois serviu de locação para a reconhecida minissérie ‘A Casa das Sete Mulheres’, além de conservar móveis e objetos da época. A Charqueada Santa Rita preservou bem suas construções em estilo português e onde era a senzala, abriga hoje uma confortável pousada. No local está o Museu do Charque, que conta a história de Pelotas por meio de painéis, roupas, objetos e equipamentos, além do tour pela charqueada, que passa pela casa de salga e galpões de armazenamento do charque.

As charqueadas ficam às margens do Arroio Pelotas e um passeio de caiaque ou canoa vale a experiência, pois ao longo do passeio é possível ver indústrias desativadas e muitas construções coloniais, além de outra charqueada que não está aberta a visitação.

A história de Pelotas também está exposta no Parque da Baronesa, que conta com um museu, cujo acervo abriga mais de mil itens como mobiliário, vestuário, utensílios de uso pessoal, louças de porcelana e pratarias. A bela casa possui um solar, uma varanda decorada com lambrequins, uma torre de banhos com azulejos europeus e banheira com fundo de mármore. Na área externa, o local possui formosos simétricos jardins, chafarizes, grutas, lagos e pontes rústicas. Uma verdadeira viagem no tempo.

O tempo também está preservado nos casarios, igrejas, teatros e praças do Centro Histórico de Pelotas. Na região da Praça Coronel Pedro Osório, diversas construções do século XIX foram restauradas: Prefeitura, Biblioteca Pública, Grande Hotel, Teatro Guarany, Mercado Público, Casarão Dois e Teatro Sete de Abril.

Outra atração que fica concorrida no verão é a Praia do Laranjal, formada pelas águas tranquilas da Lagoa dos Patos. A região serve de morada para alguns, mas veraneio para muitos, que lotam os balneários Santo Antônio, dos Prazeres, Valverde, Novo Valverde e Colônia Z-3.

O Laranjal possui boa estrutura turística, com restaurantes, lojas e quiosques a beira do calçadão. O Balneário Santo Antônio é o mais antigo e é considerado zona de preservação paisagística natural, pela constituição única de fauna e flora local. A Colônia Z-3 é uma vila simples de pescadores, que trazem diariamente pescados fresquinhos, ótimo ponto para comprar produtos de qualidade. E os balneários dos Prazeres e Valverde é frequentado pelos praticantes de wind e do kitesurfe, que colorem a paisagem, mesmo no inverno.

Para quem prefere simplicidade e aconchego, a zona rural oferece muitas atrações em meio a belas paisagens naturais. O roteiro da Colônia de Pelotas passa por trilhas ecológicas, cascatas e cachoeiras, vinícolas e outras propriedades que oferecem passeios a cavalo e também saborosa gastronomia. Entre os pontos estão: Cachoeira do Arco-Íris, Cachoeira Paraíso, Chácara dos Pinus, Museu Etnográfico da Colônia Maciel, Parque Nova Cascata, Recanto dos Coswig, Restaurante, Museu e Pousada Gruppelli, Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, Templo das Águas e Vinhos Schiavonn - João Bento.

Falando em culinária, enfim os doces. Os colonizadores portugueses trouxeram muitos costumes e tradições, entre eles os doces, elaborados a base de ovos. Hoje existem dezenas de docerias dispersas pelo centro da cidade, que comercializam delícias como os pastéis de Santa Clara, bem-casados, camafeus, quindins e doces de frutas. De tanta fama que doces conseguiram, hoje possuem Indicação de Procedência reconhecida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI e para festejar todo sucesso, no mês de junho acontece na cidade a Fenadoce, a maior feira de doces do país, que possui muitos expositores, além de shows e atrações regionais. Impossível não experimentar.

Conheça também a capital Porto Alegre.

Dicas Recentes do Blog sobre Pelotas

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site