Garibaldi

Publicidade

Translator / Tradutor

Os vinhos da Serra Gaúcha já são internacionalmente reconhecidos, mas os espumantes da região vêm atraindo atenções. E Garibaldi ganha destaque.

Garibaldi está localizada a 111 km de Porto Alegre e é a capital brasileira dos espumantes. A cidade de Garibaldi é pequena, com relevo acidentado entre morros e vales, e possui arquitetura típica dos seus colonizadores, os italianos e os franceses da região de Champagne.

Para conhecer um pouco da história local, faça a caminhada, ou siga em um caminhão adaptado, pelo Roteiro Histórico, que apresenta construções em madeira e pedra do início do século XX, igrejas e museus no Centro da cidade. Entre os pontos principais estão a mansão Mazzini, as igrejas dos Capuchinhos e da Matriz, de 1924, e o Museu Municipal, com objetos e documentos contando a saga dos imigrantes. Visite também a Píccola Garibaldi, onde a cidade e o interior estão bem representados em 50m² de miniaturas com movimento.

Saindo do centro de Garibaldi, em um cenário bucólico de montanhas e parreirais, estão localizadas as vinícolas, sendo as principais George Aubert, Chandon, Cooperativa Vinícola Garibaldi, Peterlongo e Bacardi & Martini, que produzem os famosos espumantes. Todas oferecem tours guiados, onde se conhece o processo de fabricação dos produtos, terminando em uma deliciosa degustação. Após experimentar, certamente algumas garrafas irão para casa.

Para acompanhar os saborosos espumantes, a gastronomia em Garibaldi oferece diversas opções, desde os tradicionais fiambres, aos mais exóticos, como o salame de javali, bastante divulgado na região.
E para um passeio diferente, vá a Bento Gonçalves, a 15 km de Garibaldi, e embarque na Maria-Fumaça que segue até Carlos Barbosa, com uma parada estratégica em Garibaldi. A bordo há degustação de vinhos, espumantes, sucos de uva e fiambres da região, com um fundo musical e muita alegria.

Para festejar o sucesso dos espumantes locais, entre os meses de setembro e outubro de anos ímpares, acontece na cidade a Fenachamp - Festa Nacional do Champanha, com exposição e comercialização de produtos regionais, cursos de degustação e shows artísticos. A próxima acontece em 2015, agende-se!

Conheça também a capital gaúcha.

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site