Caxias do Sul

Publicidade

Translator / Tradutor

Caxias do Sul é o coração da Serra Gaúcha, sendo conhecida pela imigração italiana que trouxe muitos costumes e hábitos, como os bons vinhos, a mesa farta e a hospitalidade, que ganharam adaptações com a integração à cultura gaúcha.

Localizada a 124 km de Porto Alegre, Caxias do Sul é um dos destinos preferidos no inverno dos gaúchos, principalmente pelas cantinas e vinícolas espalhadas pela cidade e região, heranças italianas. Os colonizadores e suas memórias são valorizados nos monumentos, museus, casas histórias, roteiros turísticos da zona rural e, é claro, nas festas da cidade.

No Centro de Caxias do Sul, o Roteiro Turístico Trilhas Urbanas pode ser percorrido a pé e passa pela Casa de Pedra, o Monumento Nacional ao Imigrante, o Museu Municipal e o Parque Mário Bernardino Ramos, onde é realizada a Festa da Uva e abriga a Réplica de Caxias do Sul, onde acontece diariamente o Espetáculo "Som e Luz". Além disso, a Catedral Diocesana e a Igreja São Pelegrino mostram a religiosidade dos imigrantes.

Emoldurada por parreiras, construções em pedra e madeira e pequenas capelas, a área rural de Caxias do Sul mantém viva a cultura italiana, aliando também as tradições dos tropeiros e gaúchos. Roteiros Turísticos foram formatados para facilitar os passeios, são eles: Estrada do Imigrante, Caminhos da Colônia, Ana Rech, Criúva e Vale Trentino.

Na Estrada do Imigrante há muitas construções antigas, todas em pedra, como a Casa Bonet e a que abriga o Museu Zinani, com móveis e objetos do século XIX. No Caminhos da Colônia há muitas cantinas e vinícolas, onde é possível conhecer o processo de fabricação dos vinhos e produtos coloniais. Já no Ana Rech a principal atração é o Château Lacave, uma vinícola que é uma réplica de um castelo medieval espanhol, com adega e sala de degustação. Já em Criúva a natureza predomina com o Cânion do Palanquinho. E no Vale Trentino, destaca-se o Museu da Uva e do Vinho, que guarda máquinas utilizadas em antigas vinícolas.

Em Caxias do Sul a mesa é sempre farta, herança italiana, com excelentes cantinas de massas e restaurantes especializados em rodízio de galetos, prato tradicional. Tudo regado a um bom vinho da região. E para homenagear e festejar a matéria prima da bebida dos deuses, a uva, Caxias do Sul promove nos anos pares, a famosa Festa Nacional da Uva, com exposições, desfiles, degustações, apresentações artísticas e, claro, muita alegria e hospitalidade.

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site