Cambará do Sul

Publicidade

Translator / Tradutor

Cambará do Sul está localizada na região dos Campos de Cima da Serra, na Serra Gaúcha, a 185 km de Porto Alegre, e tem limite com os municípios de São Francisco de Paula/RS, Jaquirana/RS, São José dos Ausentes/RS e Praia Grande/SC, cuja divisa é feita pelos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral.

O relevo da região é bastante acidentado, com montanhas, vales e os grandiosos cânions. A região é conhecida como Aparados da Serra, devido aos paredões de pedras que chegam a 900 metros de altura e 7 km de extensão, que parecerem terem sido ‘aparados’ com faca.

As principais atrações de Cambará do Sul estão dentro dos Parques Nacionais, como os Cânions Itaimbezinho, Fortaleza e Malacara. Mas, fora dos limites dos parques a paisagem não decepciona. São outros cânions e vales com belas cachoeiras e riachos.

O cartão-postal da região é o Cânion de Itaimbezinho, no Parque Nacional de Aparados da Serra, com paredões de 720 metros de altura e 6 km de extensão. O Parque foi criado em 1958 com o objetivo de proteger as formações rochosas e, por isso, apenas três trilhas demarcadas estão abertas a visitação.

O Parque Nacional da Serra Geral foi criado em 1992 para ampliar a área de conservação de Aparados da Serra, totalizando mais de 30 mil ha. O ponto principal da Serra Geral é o Cânion Fortaleza, com 7,5 km de extensão, 900 metros de altura e 1,5 km de largura. O Parque também dispõe de trilhas que passam por cascatas e proporcionam uma visão panorâmica da região.

A pequena Cambará do Sul tem este nome devido à árvore típica e abundante na região, a Cambará, que servia de abrigo aos tropeiros que seguiam em direção à Sorocaba/SP. E a cidade nasceu de uma forma inusitada. Em 1864, Úrsula Maria da Conceição doou 200 hectares de terras à igreja em pagamento a uma promessa feita a São José. A localidade cresceu e se emancipou, em 1963, de São José dos Ausentes, mas até hoje Cambará do Sul é bastante rural, com muitos atrativos naturais ideais para ecoturismo e turismo de aventura.

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site