Bento Gonçalves

Publicidade

Translator / Tradutor

Os italianos vieram para Bento Gonçalves no final do século XIX e sua cultura e costumes marcam até hoje a tradição do município, que tem seu nome em homenagem a um dos principais líderes da Revolução Farroupilha, Bento Gonçalves da Silva.

O vinho é a aptidão da região e o turismo gira em torno desta bebida dos deuses, a perceber logo na entrada na cidade, com uma Pipa Pórtico. O barril de vinho com 17 metros de altura, construído em 1985, é o cartão de visita da cidade e anuncia aos visitantes ‘Você está entrando no mundo do vinho’.

Pelas características de solo e clima, que proporcionam um terroir exclusivo, vários empreendimentos vitivinícolas se instalaram em um vale, denominado Vale dos Vinhedos, que é a maior região vinífera do país, produzindo 60% dos vinhos brasileiros. Entre montanhas e depressões, a mais de 600 metros acima do nível do mar, uma das primeiras vinícolas da região foi a Cooperativa Vinícola Aurora, depois vieram muitas outras que atualmente contam com parreirais próprios e processos de produção altamente tecnificados. Das maiores empresas como Miolo e Casa Valduga, às pequenas produções artesanais, os vinhos da região já conquistaram o mundo.

De belas paisagens, Bento Gonçalves está repleta. A rota Caminhos de Pedra é atração que lembra Veneto, a charmosa região montanhosa da Itália e possui um roteiro gastronômico. O Vale do Rio das Antas com relevo acidentado e rio formando um cânion é ideal para prática de esportes, como trekking, rafting, rapel, escalada, entre outros.

A cultura italiana está preservada também no Museu Histórico Casa do Imigrante e no parque Epopeia Italiana, com encenação que conta a saga dos primeiros colonizadores que chegaram à região. No centro, a Via del Vino é a principal rua da cidade com um chafariz que jorra água na cor do vinho. Nem a igreja escapou de parecer um barril, uma belíssima homenagem ao produto típico da região.

Para o interior, a Rota Cantinas Históricas e a Rota Rural Encantos de Eulália proporcionam momentos agradáveis na companhia do povo simpático, com boa comida e degustação de vinhos, que não faltam também no passeio da Maria Fumaça, que percorre 23 km de lindas paisagens com muita festa e alegria.

Em Bento Gonçalves, deguste vinhos e suco de uva sem moderação!

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site