Boa Vista

Publicidade

Translator / Tradutor

Boa Vista é a capital de Roraima e a única do país localizada completamente no hemisfério norte. É uma cidade completamente planejada e urbana. As vias principais e largas rodeadas por arborização desembocam no centro, facilitando o acesso. A capital recebe turistas constantemente, pois é caminho para o Monte Roraima, além de ser uma rota para seguir de carro até Venezuela. Boa Vista possui um clima quente, porém úmido que geralmente não agrada a maioria dos visitantes. Para amenizar o calor só mesmo o Rio Branco e a arborização para trazer mais frescor à cidade. A cidade é bela, com suas edificações que contrastam a arquitetura portuguesa do século 19 com prédios modernos construídos recentemente no centro da cidade. Essa mistura do clássico com o moderno é um dos destaques arquitetônicos da cidade.

Não são só as construções que impressionam os visitantes, mas a diversidade cultural da população. Com a vinda de imigrantes do Nordeste e do Sul do Brasil, além dos índios que ali já viviam, a população cresceu e ganhou mais cor. Essa mistura foi fator preponderante para influenciar a forma como se vive em Roraima, assim como a música e a gastronomia com a mistura de ingredientes e temperos de cada região, dando um toque todo especial aos pratos. Apesar da explosão de sabores regionais, nada se destaca tanto quanto a culinária indígena que ainda é a predominante na região.

Caso se dirija até os restaurantes da cidade peça a Paçoca com banana, que trata-se de uma carne saborosa assada e batida no pilão acompanhada de farofa de paçoca e banana. Outros pratos ricos da cidade é a galinha caipira bem temperada, Caldeirada de Peixe e Mugica de Peixe. Para amenizar o calor peça sucos de frutas da região bem gelados. O melhor local para apreciar essas delícias é na Orla Taumanan que fica próxima ao Rio Branco e é repleta de botequins e restaurantes, além de espaços para shows.

Boa Vista dá acesso ao Monte Roraima que fica na tríplice fronteira com Venezuela e Guiana e tem acesso apenas por Venezuela por possuir a maior parte do território, cerca de 85%. O imenso espaço da natureza reúne mil e uma belezas como planícies, lagos, paredões, cachoeiras, formações rochosas e espécies exóticas de plantas e animais. Dentre as bizarrices encontradas destaque para as plantas carnívoras e um sapo minúsculo. A vivência é realmente uma das mais intensas quando o assunto é contato com a natureza. Ali está um dos pontos mais altos do país com um mirante natural de 2.734 metros de altura.

A melhor época para conhecer Boa Vista é no período de estiagem, quando chove pouco (de outubro a março). Nessa época pode-se aproveitar as prainhas que são formadas pela diminuição das águas do rio. Aproveite para realizar pesca, banhos, prática de esportes náuticos ou apenas passeios de barco admirando a paisagem.

Saiba mais também sobre o Monte Roraima.

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site