Touros

Publicidade

Translator / Tradutor

Touros é uma vila que reúne belezas naturais, casas ao melhor estilo campestre, jangadas colorida dos pescadores que contribuem para embelezar o cenário, além da boa receptividade dos moradores. É denominada de “cotovelo” ou “esquina” do Brasil por ficar situado no ponto em que o litoral deixa a direção sul-norte e se transforma de leste a oeste. Segundo estudos, Touros seria o ponto mais próximo do continente africano. É o lugar onde começa a BR-101 que leva a inúmeros estados brasileiros, por isso é considerado seu marco zero. Um monumento de Oscar Niemeyer de 1999 simboliza esta ligação e fica próximo ao Farol do Calcanhar. Esta cidade do Rio Grande do Norte tem cerca de 30 mil habitantes que se dividem entre duas principais fontes de renda: pesca artesanal e produção de abacaxi.

Apesar de ser um vilarejo pacato, Touros é famosa entre os nativos pelas praias e pelo farol mais alto do Brasil construído em 1908, chamado Farol do Calcanhar com 62 metros e 298 degraus de muita perna. A paisagem panorâmica vista lá de cima é envolvente e valem umas fotos. As praias se dividem em Praia Touros, que é a mais agitada da cidade e abriga a maioria dos surfistas em busca das ondas fortes, outra praia é a do Calcanhar, também com ondas intensas, além de coqueirais e dunas. É aqui também que fica o maior farol já citado. Uma das atrações mais procuradas é o mergulho livre nos parrachos ou comumente chamados de recifes da praia de Peroba. São piscinas naturais cristalinas a 5 km da costa. O trajeto até os corais é feito de barco ou lanchas até o melhor ponto para mergulho.

O vilarejo é repleto de pequenos eventos o ano todo. Um dos mais conhecidos que ocorre anualmente é o Festival de Quadrilhas do Arraiá Vitalina Bota Pó, acontece sempre em junho e visa celebrar a Festa Junina com muita animação, dança, música e comida em meio aos moradores. O Carnaval no Verão também é agitado, moradores vêm dos arredores e cidades vizinhas para celebrar. Durante toda a estação quente acontecem eventos com shows de música e dança ou competições para movimentar os nativos. De tempos em tempos são organizados festivais de forró com muita dança no pé. Além disso, um campeonato de corrida de cross country anima a garotada.

Veja também: Natal

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site