Mossoró

Publicidade

Translator / Tradutor

Mossoró é uma cidade e tanto, sua extensão é de mais de 2 mil km, o que a faz a maior cidade potiguar do estado, atrás apenas de Natal. Tem uma população estimada de cerca de 280 mil habitantes. Terra do sol é considerada uma das melhores cidades para se viver. É o principal ponto de extração de petróleo em terra do país, por causa disso, no entorno é possível admirar as salinas (grandiosas pirâmides de sal) onde o petróleo é extraído. A cidade reserva alguma celebrações típicas, principalmente em junho quando a Festa Junina toma conta de todo município o mês inteiro com comidas da região, dança e música trazidas pelos grupos de forró que se apresentam nos palcos. A estação das Artes, que um dia já foi uma estação ferroviária é a sede da festa que se alastra por todas as ruas de Mossoró. Mais do que diversão, a festa tem caráter histórico por rememorar o dia em que Lampião e sua gangue foram expulsos da cidade em 1927. Como forma de recordar o dia, encenações teatrais são realizadas durante a festa. Os nativos tanto se orgulham desse passado de resistência e do legado histórico deixado por Lampião que um Museu do Cangaço foi criado. O espaço reúne artefatos e explicações desse período.

Um dos pontos mais legais para visitação, apesar de ficar um pouco longe é o Lajedo de Soledade, que fica a 85 km de Mossoró, em Apondi. O ponto turístico reúne incontáveis e grandiosas rochas calcárias que foram formadas na época em que o mar encobria a região. Verdadeiro reduto arqueológico, no local foram até encontrados fósseis de animal da era glacial principalmente grandes preguiças e outras marcações e desenhos rupestres com idade entre 3 e 10 mil anos. A visita começa em um museu com explicações sobre o lugar e termina com as caminhadas guiadas por cavernas e até uma piscina natural no Lajedo. O incrível passeio dura cerca de duas horas. Antes de voltar a Mossoró, aproveite que está na região para um passeio de barco pela lagoa Apondi e o monte Cabugi, onde se situa um vulcão desativado. Se quiser adentrar mais fundo no deserto potiguar, se dirija a 50 km de Mossoró, até Areia Branca que fica próximo da divisa com Ceará. No local é possível encontrar uma paisagem diferente que contempla caatinga, dunas, mar e falésias, uma mistura interessante para os turistas acostumados apenas com as lindas praias.

Duas praias nos arredores completam o passeio, são elas: a praia da Ponta do Mel e do Rosado.

A hospedagem fica por conta do Thermas de Mossoró com parque aquático repleto de piscinas termais e outros hotéis rupestres como o Garbos Trade Hotel, Villa Oeste e Sabino Palace.

Conheça mais: Natal

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site