Galinhos

Publicidade

Translator / Tradutor

Cenário bucólico, um oásis contrastando mar e dunas claras e macias, de onde se pode admirar a paisagem.

Galinhos é uma península do litoral potiguar e fica a 160 km da capital do Rio Grande do Norte. Nada como o entardecer na praia do Farol em Galinhos, com um mirante que dá para uma vista encantadora. É considerado o cartão postal da cidade e chegou até a ser “emprestada” para as filmagens da novela global Cama de Gato.

Em meio a areia você pode dar de cara com uma mabuia, uma espécie de lagarto que habita a areia. Uma visita em Galinhos é o suficiente para se apaixonar, os mares calmos e as praias desertas são seu principal chamariz principalmente para quem prefere o sossego à agitação. E o melhor é viajar fora de temporada, quando o local encontra-se ainda mais vazio. Não há o perigo de não encontrar céu azul e sol, pois em Galinhos dificilmente chove. Apesar de turística, é a pesca que garante o sustento dos moradores do vilarejo seguido da extração do sal, abundante na região. A extração é encaminhada para Macau, no próprio estado e depois exportado para o mundo todo.

O vilarejo tem quase três mil habitantes apenas e preserva sua arquitetura simples, ruas de areia e sua tradição histórica. Existem apenas duas praias no vilarejo: a Praia Galos ideal para banhos, chega-se após uma hora de caminhada ou com transporte terrestre e a Praia Galinhos com uma paisagem que se divide entre rio de um lado e mar do outro. Reúne dunas, farol e claro, a vila de pescadores. O acesso na maré baixa é através de bugue ou carro 4x4.

Um passeio interessante é o tour de barco pelas redondezas entre os mangues, enseadas salgadas e águas cristalinas. É possível dar uma pausa no passeio para dar um mergulho. Prepare-se para se banhar em águas mornas e cristalinas. Quem guia são pescadores aposentados e outros moradores que conhecem melhor do que ninguém a região. Nas proximidades, há uma Cooperativa de Artesanato, com mulheres rendeiras que fazem trabalhos belíssimos. Peças de decoração, bordados e rendas ficam aos montes para venda. Galinhos é um vilarejo tranquilo, sem as noites agitadas comuns em outras cidades do litoral, mas também tem seu charme. Uma pousada agradável chamada de Brésil Adventure oferece uma boa mesinha para se acomodar, deliciosos petiscos e bebidas geladas para os clientes, geralmente europeus. Outro lugar para comer bem é o indicadíssimo restaurante da Irene, localizado na praia de Galos. Filha de pescador, Irene se acostumou desde pequena a preparar pescados saborosos como o camarão ao alho e óleo, iscas de bagre e outros peixes. Tudo bem temperado com molho de coco, tomate, cebola e coentro. Um outro lugar para se alimentar com receitas portuguesas é o restaurante da pousada Oásis, com donos de nacionalidade portuguesa e angolana.

A hospedagem em Galinhos é simples, mas confortável com quartos espaçosos com ar condicionado instalados. Algumas pousadas até emprestam caiaques e equipamentos de windsurfe de graça para os interessados em praticar o esporte ou fazer um passeio privado. Para se transportar a dica são os burros-táxis, espécie de charrete carregada por burros que levam os visitantes para lá e para cá com muito conforto.

O acesso mais fácil à vila é através de barco partindo de Pratagil.

Conheça também Natal.

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site