Paraty

Nesta página, você vai encontrar:

Veja também:

Paraty, antes pouco visitada por turistas, é hoje polo gastronômico, cultural e reduto de belezas naturais. Este paraíso que costumava ser escondido e pouco visitado no passado, se transformou em uma das principais cidades turísticas fluminenses, mas sem perder a rusticidade, sua principal característica. O charme presente na cidade se revela nas pousadas e hotéis, nos bares e restaurantes, nas construções históricas tombadas pelo Instituto de Patrimônio Histórico Nacional e nas ruas de paralelepípedo. Estas inclusive são o símbolo da cidade e, por isso, é proibido o tráfego de carros.

Um dos motivos que trouxeram movimentação de turistas na cidade foi o Festival Literário Internacional de Paraty que, desde 2003, reúnem escritores nacionais e internacionais e apreciadores de literatura em pleno Centro Histórico. De julho a agosto, são realizadas palestras variadas, discussões intelectuais e lançamento de obras. Pessoas do mundo afora garantem seus ingressos com antecedência e fazem suas reservas nestes cinco dias de cultura e efervescer criativo. A pacata vila recebe ainda outros eventos de renome ao longo do ano como o Paraty em Foco com a presença de conceituados fotógrafos também do mundo todo que se reúnem para assistir projeções, lançar livros com ensaios e promover debates. Outros eventos aclamados e tradicionais são: O Festival da Cachaça com degustação da bebida artesanal, Semana Santa e Festa do Divino.

Caso não seja possível apreciar o Festival da Cachaça, é possível visitar alambiques e fazendas fora da época para degustar a branquinha direto da fonte. Garrafas de cachaça para presente são adquiridas nesses lugares ou nas lojinhas artesanais ao centro. Falando em centro, reserve um dia para percorrer as ruinas do Centro Histórico com seus singelos sobrados, igrejas e casarios coloniais. Algumas delas se tornaram restaurantes e bares, por isso, volte à noite para degustar os pratos e observar a pitoresca noite de Paraty.

Tanta cultura se evidencia que as belezas naturais parecem ficar em segundo plano. Mas, ao pisar na areia clara, se refrescar nas águas cristalinas e caminhar por entre a vegetação nativa percebe-se que ambas estão no mesmo patamar. Para completar a experiência ambiental, percorra trilhas que levam até cachoeiras com incríveis quedas que formam piscinas naturais.

Avalie esta página
.

O que fazer em Paraty

⇑ Voltar ao topo
.

Praias de Paraty

⇑ Voltar ao topo
.

Atrativos Culturais em Paraty

⇑ Voltar ao topo
.

Ecoturismo em Paraty

⇑ Voltar ao topo
.

Vida Noturna de Paraty

⇑ Voltar ao topo
.

Quando ir à Paraty

⇑ Voltar ao topo
.

Como Chegar em Paraty

⇑ Voltar ao topo
.

Informações Úteis de Paraty

⇑ Voltar ao topo
Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.