Itatiaia

Publicidade

Translator / Tradutor

Itatiaia se destaca no Brasil inteiro por abrigar parte do primeiro Parque Nacional, inaugurado em 1937. Parte no Rio de Janeiro e parte em Minas Gerais, as portarias que levam ao destino resguardam encantos que surpreendem desavisados e satisfazem aos olhos dos montanhistas, mergulhadores e afins. As formações rochosas encontradas são uma das preciosidades encontradas no parque. São 300 mil metros de extensão que abrigam trilhas, cachoeiras, picos, pedras e fauna e flora diversificada.

É lá que estão cumes imensos que descortinam paisagens de Itatiaia, Penedo e toda a imensidão do Vale do Paraíba. Dentre eles, destaque para o Maciço das Prateleiros e Pico das Agulhas, um dos mais altos do Brasil, com 2.800 metros. No quesito dificuldade destaca-se a trilha Ruy Braga com 27 km de percurso que não dura menos de 10 horas. Os aventureiros precisam estar preparados e serem experientes para aguentarem o tranco. A pernoite está inclusa nessa aventura. Porém, iniciantes podem também desbravar territórios pela trilha de 3 km e com caminhos menos íngremes que levam até o segundo ponto mais alto do parque. A presença de guia nessas atividades é obrigatória e é necessário adquirir autorização prévia.

Em Itatiaia, fica o acesso a chamada parte baixa, onde estão as melhores cachoeiras cristalinas e límpidas para banhos gelados e relaxantes. Um dos mais procurados é o Véu de Noiva, por ter a maior queda d´água, chega a 40 metros de altura. Outras menores não perdem nada em beleza: Itaporani, Maromba, Rio Bonito, Poranga e Lago Azul, todas com águas que variam do verde ao azul. As trilhas até essas cachoeiras são leves de 15 a 30 minutos em média.

Independente da escolha, se trilhas ou cachoeiras, indica-se levar comida e água, pois a infraestrutura ainda é pequena. Mais afastados estão alguns hotéis e pousadas, ainda dentro da reserva que servem comidas requintadas e caprichadas em seus restaurantes. Mas, o caminho é longo até lá, portanto é melhor se prevenir. A hospedagem pode ser nesses próprios hotéis que reservam luxo aos hóspedes ou na estrada, caminho para o parque com opções mais econômicas. Costuma fazer frio ao anoitecer em qualquer época do ano, por isso é preciso levar agasalhos.

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site