Barra de São João

Publicidade

Translator / Tradutor

O poeta Casimiro de Abreu se antecipou no relato de Barra de São João em “Canção de Exílio”. Na obra, ele expõe um pouco da tranquilidade presente em sua cidade natal, como no trecho “eu quero ouvir na laranjeira, à tarde, cantar o sabiá”. Os ares da Barra de São João inspiram simplicidade e ritmo típico interiorano como já ressaltava Casimiro em suas poesias. Sua antiga casa do século 19 virou hoje um espaço cultural para visitação que merece ser prestigiada por quem ali passa. O acervo contempla objetos pessoais e profissionais do poeta que se mantiveram intactos. Os fãs do poeta podem visitar também o túmulo que fica atrás da Capela de São João.

O rio São João banha toda a cidade e faz parte da Região dos Lagos que compõem o Rio de Janeiro. Sempre pacata, recebe poucos visitantes, preservando assim o seu espírito bucólico. Um dos passeios mais indicados são as embarcações que levam a um tour pitoresco pela lagoa. O rio, um dos mais limpos do estado, permite banhos relaxantes em paradas estratégicas. Aproveite para observar a rica vegetação do entorno. Se possível, estenda o passeio para o final da tarde para apreciar o pôr do sol que irradia em contraste com as águas claras.

Suas praias agradam os banhistas que buscam ondas calmas e sombras refrescantes. A beleza do cenário fica por conta dos barquinhos coloridos que se destacam ao fundo. Uma das mais urbanas é a Praia Grande, que recebe mais nativos e turistas, tem calçadão para caminhadas, redes de vôlei para a prática do esporte, bares com petiscos saborosos e quiosques bem estruturados. Apesar de ser a principal da cidade, abriga trechos desertos à esquerda. Outra praia é a Unamar rodeada por condomínios e casas de veraneio. Esta praia pertence a Cabo Frio, mas por ficar tão próximo à Barra, vale a pena ser visitada. Muitos surfistas frequentam a praia para a prática devido às boas ondas.

Saiba mais sobre a capital Rio de Janeiro.

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site