Serra da Capivara

Publicidade

Translator / Tradutor

Ir a Serra da Capivara significa visitar o Parque Nacional. É só para isso que os turistas desembarcam em São Raimundo Nonato, cidadezinha a 41 km da Serra e que possui melhor infraestrutura e mais opções de hospedagem. Lá é a porta de entrada para a Serra da Capivara. O parque, designado patrimônio mundial da UNESCO, é dividido em circuitos. O horário de funcionamento é das 06h às 18h. Logo cedo é o melhor horário para as caminhadas em meio às trilhas que podem durar horas e exigir um esforço físico descomunal por entre altos e baixos. Porém, retorne à tardezinha ao menos para visitar o circuito Baixão da Pedra Furada com a bela iluminação noturna que é montada.

Enquanto percorre os trajetos, aproveite para uma bela aula de história sobre a antiga civilização a partir das pinturas rupestres, de até 12 mil anos atrás, fósseis e artefatos usados pelos homens primitivos. Além do acervo arqueológico, observe a paisagem natural formada por cactos, cânions, baixões, serras, formações rochosas, grutas e vales melhor apreciadas do alto de algum mirante. Espécies exóticas da fauna de caatinga também podem ser encontradas, como o mocó, besouro-de-cauda-larga e a lagartixa da serra. Algumas espécies mais comuns como cobra cascavel, preás, iguanas, sapos, águias, araras vermelhas e macacos-prego se esgueiram entre as grutas.

O Museu do Homem Americano é um daqueles lugares que surpreendem pela quantidade de equipamentos modernos como hologramas e projetores sensíveis ao toque que recontam as histórias da civilização americana e os costumes inerentes à população. Alguns objetos fazem referência ao que é visto no parque, são verdadeiras réplicas do passado humano.

Durante o aventureiro passeio, a fome pode bater. Por isso, o Restaurante Trilha da Capivara no povoado Sítio Moco reserva bons pratos caseiros para se empanturrar. Os mais pedidos são galinha caipira, carne de sol e pirão acompanhados por arroz, salada e macaxeira. Os pratos são fartos e os preços justos. A alimentação caprichada é essencial para os cansativos percursos entre os sítios arqueológicos.

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site