Jaboatão dos Guararapes

Publicidade

Translator / Tradutor

Próximo de Recife, a cidade de Jaboatão dos Guararapes carrega o título de berço da pátria. A designação faz referência às invasões holandesas e as batalhas da Capitania de Pernambuco que foram realizadas na cidade. Por mais que o legado histórico seja parte importante do lugarejo, nada se compara às belezas das praias, principal atrativo atualmente. Ao todo são oito quilômetros de costa litorânea que se espalham entre Recife e Cabo de Santo Agostinho.

Dentre as praias, uma das que mais se destaca em beleza é a praia de Piedade ao norte. Casas e prédio compõem o cenário a beira mar, mas o que mais se acentua são os coqueiros por toda a orla e a areia fininha e clara. Os bares e restaurantes do entorno são chamarizes de turistas, assim como a infraestrutura de hotéis e uma clássica igrejinha de Nossa Senhora da Piedade ali perto. Outras praias que reservam belezas diferentes e peculiares são Candeias e Barra da Jangada. A primeira é ideal para banhos e mergulhos em algumas áreas que abrigam recifes, já a segunda fica na foz do rio que leva o nome da cidade com marina perfeita para passeios tranquilos de barco pelos arredores.

No sentido histórico e cultural alguns passeios também surgem como a visita ao Monte Guararapes, local onde se deram as batalhas emblemáticas. Vale também visitar ali perto a principal igreja da cidade e uma das mais bonitas do estado, a Nossa Senhora dos Prazeres. A igreja é datada de 1565 e apresenta bela fachada de azulejos portugueses. Algumas animadas comemorações acontecem ali de tempos em tempos como em abril que ocorre a Festa da Pitomba – para os desavisados, trata-se de uma fruta típica regional. Enquanto duram os festejos a cidade é tomada por grupos musicais e de dança que fazem apresentações de cirandas, maracatu e cordel.

Outros atrativos mais ao centro e que são indicados para quem está com mais tempo para passeios são: Antiga Casa dos Prefeitos, Antigo Mercado Público, Artesanato em Madeira, Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, Casa da Farinha de Dona Joana, Casa Grande da Usina Jaboatão, Casa Grande do Engenho Duas Unas, Casa Grando do Engenho Macujé, Edifício Leão Colorado, Engenho Megaype, Engenho Palmeiras, Engenho Penanduba, Estação Ferroviária, Igreja de Santo Amaro, Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, Igreja Nossa Senhora do Loreto, Instituto Histórico de Jaboatão e alguns mirantes presentes na região, inclusive no Parque Nacional dos Guararapes.

Veja também: Recife

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site