Itamaracá

Publicidade

Translator / Tradutor

Próximo à Recife, no litoral norte de Pernambuco está este paraíso da natureza. Itamaracá é uma ilha com incríveis belezas naturais e que se destaca também pela história e influência estrangeira em seu solo. Foi invadida por holandeses em meados do século XVII, mas logo eles foram expulsos pelos portugueses que demarcaram toda região no passado. Com o nome indígena que significa “pedra que canta” Itamaracá tem uma extensão territorial de 65 km de espaços preservados e intocados. Já foi uma antiga vila de pescadores, mas atualmente é mais estruturada com quase 20 mil habitantes que vivem basicamente do turismo. Algumas pousadas, hotéis, restaurantes e quiosques são a principal fonte de renda da cidade.

Dentre os atrativos que merecem ser visitados na ilha está o Forte Orange que foi construído pelos holandeses durante a invasão, mas demolido e reconstruído pelos portugueses anos depois. Hoje, o local abriga canhões e mapas holandeses. Fica a beira-mar, da onde se observa um dos mais belos mirantes. Nos arredores está uma capela, museu e lojas de artesanato. Um outro passeio histórico é até a Vila Velha, pequeno vilarejo fundada pelos portugueses e fica no alto de um morro. Serve de mirante natural e reúne casarios coloniais peculiares.

As praias da ilha, inclusive uma ilhota chamada Coroa do Avião com águas refrescantes e bares improvisados são os preferidos dos turistas. São passeios que fazem parte da programação de todos os amantes da natureza. Nesses espaços pode-se relaxar nos banhos, passear de lancha ou barcos, caminhar na areia e petiscar nos bares que se colocam na orla de quase todas as praias. Reserve um tempo para conhecer a Praia do Fortinho, Sossego e Pontal da Ilha que ficam mais distantes e as mais badaladas também como Quatro Cantos, Pilar, Jaguaribe e Baixa Verde.

Para completar os passeios vale uma visita ecológica ao Ecoparque Peixe-Boi & Cia, com várias espécies marinhas interessantes, inclusive o quase extinto peixe-boi. Faça um tour pelos tanques e assista a um vídeo explicativo sobre as espécies. À noite participe das rodas de ciranda na Praia Jaguaribe e aprecie a culinária local nos estabelecimentos de Vila Velha ou na parte baixa.

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site