Goiana

Publicidade

Translator / Tradutor

Goiana foi declarada em 1938 como Patrimônio Histórico Nacional. E não é pra menos, a cidade apresenta prédios e casas históricas e bela arquitetura colonial que lembra muito Milão. Logo na chegada, na estrada que liga Recife a Goiana, já se pode avistar as imponentes torres das igrejas que saltam aos olhos dos turistas e surpreendem pela riqueza de detalhes. O barroco é uma das principais características presentes no traçado externo e interno e denota aos tempos passados do século XVIII. Algumas construções que devem ser apreciadas são a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Brancos, Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, Nossa Senhora do Amparo dos Homens Pardos, esta última abriga de quebra o Museu de Arte Sacra com imagens interessantes, acervo de colecionadores e cerâmicas produzidas por artistas pernambucanos.

Vale ressaltar também a Igreja de São Lourenço de Tejucupapo por ser uma das mais antigas do estado, datada do século 16, e também por reservar um acervo relevante para a história e uma capela que revela uma arquitetura clássica. A igreja fica localizada no Centro Histórico da cidade, onde também se encontra o Buraco da Gia. Trata-se de um restaurante de 1967 que é famoso em todo o estado por usar caranguejos treinados como porta copos dos clientes. A cena gera sempre boas risadas e fotos por parte dos turistas.

Mais do que ser um reduto histórico, a cidade tem também seu lado ligado às belezas naturais. Por mais que tenha um acesso complicado e distante, as praias valem a pena pela beleza que resguardam. Ao todo são seis praias divididas nos 18 km de orla. Dentre todas, a mais visitada é a Pontas de Pedras que contempla a Ponta do Funil, um dos lugares mais frequentados de Pernambuco. Porém, outras mais desertas e selvagens, ricas em vegetação de mata Atlântica são Tabatinga e Barra de Catuama com recifes de corais. A praia de Carne de Vaca é outra que merece ser visitada, tem ondas fracas e tranquilas, casas de pescadores e é considerada a primeira praia do litoral do estado. A praia Riacho Doce se destaca por ter sido palco de filmagens de filmes, novela e até minissérie global em 1990. A mais frequentada por pescadores é a praia de Atapuz. Nesta última, com sorte, é possível avistar o peixe-boi.

Saiba mais sobre Recife.

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site