Fernando de Noronha

Publicidade

Translator / Tradutor

Fernando de Noronha é o clássico paraíso na terra e exemplo de conservação ambiental do homem e a natureza. Descoberta em 1503, suas praias são extremamente limpas, com águas transparentes de um azul e verde de tirar o fôlego. A mata e as rochas que estão ao seu redor e, muitas vezes, na própria areia, contribuem para deixar o cenário ainda mais exótico. Suas praias se diferenciam das outras brasileiras por possuir uma intensa vida marinha em seu entorno. Os mergulhos próximos a cardumes, arraias e tartarugas são comuns na região. Além disso, a observação de golfinhos e até tubarões acontece de forma frequente, uma vez que essas espécies vivem nos mares de Noronha.

Ao todo são 21 ilhas que totalizam 26 km de extensão, fica a 545 km do Recife com a imensidão do Oceano Atlântico abençoando os mares. Para facilitar os passeios, a ilha tem a vantagem de estar sempre no horário de verão, com uma hora a mais em relação a Brasília. A ilha recebeu o título de Patrimônio Mundial Natural pela Unesco em 2001 e foi transformada em Parque Nacional Marinho com áreas de preservação ambiental em que a visita é restrita. A burocracia da limitação das visitas, obrigatoriedade de retirada de senhas e tempo delimitado de passeio (geralmente no máximo uma hora por grupo) são compensados pelas incríveis paisagens. A população da ilha chega a apenas dois mil habitantes, justamente pela questão de preservação que fica evidente.

Os artesãos regionais da ilha também têm seu espaço garantido. Apesar de, muitas vezes ofuscados pelas paisagens naturais, ateliês reservam peças de suvenires, objetos recicláveis, telas, mosaicos, pinturas em camisetas e bijouterias que podem ser encontradas com facilidade. No Projeto Tamar, além das palestras diárias com explicações da vida marinha, uma lojinha reúne objetos da marca e miniaturas de tartarugas. É uma ótima desculpa para levar presentes para quem ficou de fora do passeio.

A ilha é um verdadeiro pólo gastronômico, isso porque a cidade é referência em frutos do mar e peixes que são servidos com muito tempero nos restaurantes das pousadas ou espalhados no centro. Nessa mistura de sabores de camarões, mexilhões, polvos e muitos outros você pode até degustar o sabor da carne de tubarão, se tiver estômago.

Veja a galeria de Fotos de Fernando de Noronha

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site