Sousa

Publicidade

Translator / Tradutor

Sousa caracteriza-se por ser uma cidade histórica de fundação antiga, prédios históricos bem preservados, religião aflorada e tradições sertanejas de um povo que chega a 80 mil habitantes.

A cidade abriga ainda o Monumento Estadual do Vale dos Dinossauros, um incrível sítio arqueológico de 40 hectares (compreende Sousa e mais 10 cidades) que preserva pegadas de dinossauros em pleno agreste há cerca de 120 a 60 milhões de anos, são mais de 52 pegadas de tamanhos e formas que variam de 5 até 40 cm de diâmetro. As pegadas fossilizadas foram conservadas a partir do arenito e lama petrificada. A observação é possível de cima de uma passarela no leito do rio Peixe. Moradores locais acreditavam que as pegadas fossem de bois e emas, mas pesquisadores de todo o mundo provam que se tratam de dinossauros. Além da atração principal, ali se encontra um museu, auditório e sala de exposição que explicam mais sobre o principal atrativo e seu legado histórico e arqueológico. O local é frequentemente visitado pelos mais diversos públicos: turistas, pesquisadores e arqueólogos, estudantes, ecologistas e curiosos de todos os países tem o Vale como referência.

As igrejas dispostas na cidade guardam a arquitetura clássica do passado. A Igreja da Matriz Nossa Senhora dos Remédios foi finalmente construída em 1942, mas as construções tiveram início em 1814 sendo constantemente interrompida por desabamentos, dentre outros fatores. Outra Igreja que merece destaque é a Igreja do Rosário dos Pretos de estilo barroco, primeira a ser erguida no município. A Igreja do Bom Jesus e o Milagre Eucarístico e a Igreja Senhora Sant’ana terminam de enriquecer o cenário. No ponto mais alto da cidade se encontra a Estátua do Frei Damião com seis metros e meio erguida em 1976 pelo prefeito da época. A estátua é uma homenagem ao Frei Damião, antigo missionário da Ordem Franciscana. Além dos atrativos históricos, Souza abriga o Rio Piranhas e Rio Peixe.

O nome da cidade nada mais é do que uma homenagem a Bento Freire de Sousa, que ergueu a primeira igreja da cidade entre 1730 e 1732 e que ainda perdura em solo nordestino. Os interessados em comprinhas típicas podem levar recordações de redes e colchas na rodovia BR-230, em direção à capital.

Saiba mais sobre João Pessoa

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site