Campina Grande

Publicidade

Translator / Tradutor

Campina Grande fica bem na divisa entre o agreste e o sertão e se divide entre tradição e urbanização. A tradição se evidencia pelo Sítio Arqueológico, situado em uma cidade vizinha que abriga uma enorme pedra de quatro metros de altura com gravuras indígenas em baixo-relevo. O contexto histórico é difundido na cidade através dos museus, como a Galeria de Arte Assis Chateaubriand, o Museu Histórico com aspectos que denotam o crescimento da cidade, o Museu do Algodão com curiosidades sobre a matéria-prima e alguns outros. Os mais de 400 mil habitantes são o exemplo da hospitalidade e sempre bem dispostos levam suas vidas na calmaria serrana.

Já em urbanização a tecnologia ganha destaque em toda América Latina. Campina, segunda maior cidade da Paraíba, é referência internacional em produção e exportação de calçados e construção civil com constante geração de empregos no setor. A extensa cidade reúne 16 universidades que formam profissionais qualificados todos os anos, sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba e Parque Tecnológico. Apesar de tecnológica, a cidade consegue abrigar e preservar o verde, sem destruir seus recursos naturais. Os parques do Povo, Clementino Procópio, da Criança, Evaldo Cruz, Louveiro e da Bandeira guardam suas características alguns com amplos espaços para a prática de esportes outros abrigando animais, o importante, na verdade, é reunir amigos e familiares e proporcionar momentos agradáveis aos visitantes.

As festividades são o ponto forte de Campina Grande. Haja disposição para os 30 dias de São João que se alastra por toda cidade recebendo turistas de todos os lados. O festejo é uma vivência única tanto cultural quanto gastronômica, pois os quiosques do Parque do Povo, onde acontece a festa, ofertam pratos genuinamente tradicionais e saborosos. As barracas são incontáveis, assim como as quadrilhas que chegam a mais de 200. Uma outra forma de aproximação com a cultura local é o passeio no Trem do Forró, que sai da Estação Velha rumo a cidade de Galante. O caminho é animado ao som de forró ao vivo emitido pela mistura das sanfonas, triângulos e zabumbas dos músicos regionais que sacolejam junto com os passageiros.

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site