Cabaceiras

Publicidade

Translator / Tradutor

Palco de filmagens cinematográficas de consagrados filmes nacionais como o Auto da Compadecida; Cinemas Aspirinas e Urubus; O Romance e Canta Maria a vasta região árida dá lugar ao verde nos período de chuva, contribuindo para um dos cenários mais deslumbrantes da Paraíba. Talvez seja por isso que a cidade já é tão renomada quando o assunto é cinema, logo de cara ao chegar na cidade um letreiro faz a propaganda: “Roliúde Nordestina”, a brincadeira remete ao Hollywood, um dos lugares mais renomados quando o assunto é produção cinematográfica. A região também sediou mais de 30 documentários sobre o sertão. Poucos passos são precisos para conhecer a pequena cidade com cerca de 5 mil habitantes. O passeio em torno da cidade permite uma vista privilegiada das casinhas coloridas preservadas desde o século XVIII.

Os pontos mais atrativos da cidade são o Lajedo do Pai Mateus e o Saca de Lã. Ambas são áreas rochosas localizadas na Serra da Borborema, dentro do Hotel Fazenda Pai Mateus da onde é possível contratar guias. A primeira é um imenso jardim formado por bloco de granito de 45 toneladas cada. Essa região é intensamente visitada por turistas e fotógrafos que buscam registrar este local de origem vulcânica tão famosa. O nome do lugar se refere a um ermitão que morou lá há muitos anos. O segundo abriga grandiosos blocos empilhados que surpreendem qualquer visitante. A esplendorosa vista é possível a partir de uma trilha em meios aos facheiros, mandacarus e xique-xiques. O ideal é fazer as visitas logo cedo devido ao calor intenso que afeta a região a partir do meio dia.

No centro histórico da cidade se encontram outros atrativos como a Cadeia Pública que foi restaurada em 2003. A cadeia já prendeu um dia o cangaceiro Antônio Silvino e hoje tornou-se centro comunitário. Outro ponto de visitação no centrinho é a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição e o Museu Histórico e Cultural dos paraibanos com artefatos indígenas, fósseis e objetos relacionados ao folclore da população. E, por último, é obrigatória a parada no Memorial Cinematográfico criado em 2007. Inicialmente no local eram exibidos filmes, hoje em dia abriga um museu com fotos e documentos relacionadas às produções que já estiveram na cidade.

Um dos eventos mais marcantes que acontecem anualmente em Cabaceiras é a Festa do Bode Rei, em que o animal desfila na região para a escolha da Família Real. Na homenagem, o bode é corado tornando-se monarca da cidade até a próxima celebração, quando outro animal é escolhido. O grande evento reúne ainda pratos típicos como o bodioca (tapioca de bode), danças e apresentações folclóricas com muita música.

Saiba mais também sobre a capital paraibana João Pessoa.

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site