Santarém

Publicidade

Translator / Tradutor

Santarém fica localizada entre o rio Amazonas e Tapajós. É uma antiga aldeia dos índios tapajós e cresceu muito nos últimos anos, sendo a terceira maior cidade do estado. Por mais que todo o avanço tenha chegado à cidade, isso não fez com que ela perdesse os traços culturais e as tradições. A população permanece com uma vida pacata em meio a toda biodiversidade existente.

A vegetação amazônica faz parte de toda a cidade em cada recanto se encontram florestas tropicais, vegetação típica de cerrado e as águas que ora são azuis ora são barrentas, quando misturadas com o Rio Amazonas. Lá do alto do mirante de Santarém pode ser observada toda a beleza do encontro dos dois rios que correm por quilômetros. Em meio a esses rios prainhas e pequenas ilhas de areias claras são formadas para a diversão da população. Turistas que passam por Santarém devem conhecer Alter do Chão e Praia Grande.

Turistas que desejam ter um contato mais pleno com a natureza devem aproveitar os passeios de barco que se aproximam muito mais das paisagens e de animais típicos e exuberantes da região como as garças, tucanos, papagaios e araras coloridas. O passeio ao lago Maicá é o indicado para quem admira os animais marinhos. Lá podem ser encontrados peixes de origem amazônica e répteis e outras aves.

Com toda diversidade de flora e fauna fica difícil pensar em outra coisa em Santarém, mas a cidade também abriga interessantes artesanatos confeccionados por artesãos locais basicamente de fibras naturais e cerâmica. No quesito comida indica-se a visita ao Mercado Municipal de Santarém que abriga barracas com variados ingredientes para preparo de pratos exóticos, comidas típicas e frutas regionais.

Um passeio interessante para ser feito além daqueles que perpassam o rio Amazonas, Lago de Maicá, o encontro dos dois rios (Tapajós e Amazonas) e da praia do Rio Tapajós é a visita ao Museu Dica Frazão com materiais artesanais feitos à base de sementes, casca de árvores, palhas e outras matérias primas encontradas na região.

Saiba mais sobre a principal cidade do Pará: Belém.

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site