Cárceres

Publicidade

Translator / Tradutor

Indiscutivelmente bonita, Cáceres é uma cidade do Mato Grosso, localizada a cerca de 250km da capital Cuiabá. Conhecida como a “Cidade Portal do Pantanal”, é banhada pelo Rio Paraguai, um dos cartões postais deste lugar encantador, onde a fauna e a flora deixam o clima tranquilo, mas selvagem.

O nome Cáceres foi uma homenagem ao padroeiro e também ao governador e capitão-geral Luis de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, que deu ordens ao tenente de Dragões Antônio Pinto Rego e Carvalho para fundá-la em 1778. Nesta ocasião, foi dado o nome de Vila São Luis de Cáceres, tornando-se cidade em 1874. Passou a chamar-se somente Cáceres em 1938.

Antes de sua fundação, ainda aldeia, o local se chamava Vila-Maria do Paraguai, por admiração a Rainha de Portugal naquela época. Situava-se em torno da Igreja de São Luis de França e próxima a Fazenda Jacobina, que foi muito importante na região pela produção de charque e açúcar.

Falando um pouco mais da história dessa belíssima cidade, a navegação pelas águas do Rio Paraguai, que ligava Cáceres a Corumbá, Cuiabá e outros locais, fomentou seu desenvolvimento socioeconômico e sua consequente modernização.

O Rio Paraguai segue sendo uma das principais atrações turísticas, sendo local para pratica da pesca esportiva e passeios de chalana para apreciar o cenário que é de tirar o fôlego.

Vale muito a pena visitar a Fazenda Jacobina, localizada na margem esquerda do Rio Paraguai, atualmente Tombada pelo Patrimônio Histórico. Ela foi de extrema importância para o desenvolvimento da região e em 1827, chegou a ter cerca de 60 mil cabeças de gado. Já hospedou celebridades, como o líder da Sabinada, Francisco Sabino, e Hercules Florence durante a expedição Langsdorff. Outras fazenda pantaneiras na região também preservam belezas naturais do importante bioma Pantanal.

Cáceres é um destino que com certeza vai agradar a todos os visitantes, pois é rica em belezas naturais, além de ter um povo hospitaleiro, sempre disposto a contar sua história.

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site