Serra da Canastra

Publicidade

Translator / Tradutor

“Logo ali, no sudes’di Minas, tem um lugarzin bão demais”, como diria o autêntico mineiro da região. Trata-se da Serra da Canastra, que é um paraíso para quem gosta de natureza, tranquilidade ou boas aventuras. O local é berço de um dos rios mais importantes do Brasil, o Rio São Francisco, carinhosamente apelidado de Velho Chico. E, justamente para proteger a sua nascente, e a ampla biodiversidade local, foi criado em 1972, o Parque Nacional Serra da Canastra. O cartão-postal do Parque é a cachoeira Casca D’Anta, a primeira queda do rio São Chico.

Outro belo passeio é pela Reserva Natural Cachoeira do Cerradão, cuja cachoeira é uma das mais altas da Canastra.

Além das áreas protegidas, várias cachoeiras em propriedades particulares fazem da região um atrativo para mais de um final de semana. Para quem só pode ter uma visitinha curta na região, há próximo à cidade de São Roque de Minas as Cachoeiras do Capão Forro e Cachoeira da Mata, a Cachoeira do Jota, a Cachoeira do Antônio Ricardo e Cachoeira do Vento, que são de acesso mais fácil e pode-se chegar tranquilamente em qualquer veículo.

Para quem dispõe de mais tempo ou é mais aventureiro, a dica é a Cachoeira da Parida e Poço do Macaco na parte alta da Serra da Canastra e a Cachoeira do Fundão que tem lá sua similaridade com o mar, pelas águas esverdeadas e as ondinhas na borda.

Já, para sair da comum rota das cachoeiras, a Gruta do Tesouro é uma atração geologicamente interessante, mas água é o que não vai faltar na viagem!

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site