São Lourenço

Publicidade

Translator / Tradutor

Um dos menores municípios de Minas Gerais, São Lourenço é pequeno apenas na dimensão territorial, pois os atrativos são muitos e sua importância turística na região é inegável. Viajar a São Lourenço é apreciar uma bela paisagem em meio a muito verde e fontes naturais, além de percorrer a história de Maria Fumaça ou de charrete e relaxar nas estâncias hidrominerais que oferecem tranquilidade e lazer.

São Lourenço faz parte do Circuito das Águas de Minas Gerais e o Parque das Águas, no centro da cidade, é seu cartão-postal. São 400 mil m² de jardins, bosques, fontes minerais, quadras poliesportivas e muitas opções de lazer. Há passeios de pedalinho e caiaque pelo lago, patinação, bicicross, trilhas e brinquedos para as crianças. Seis fontes de águas com propriedades terapêuticas e medicinais estão no parque, perfeitas para quem deseja cuidar do corpo e da mente. O local ainda possui restaurante, loja de artesanato e um balneário com banhos e massagens, ideal para passar o dia relaxando.

Um passeio saudosista em um trem puxado por uma locomotiva maria fumaça inglesa da década de XX: este é o Trem das Águas, que vai até Soledade de Minas, município vizinho a São Lourenço. 20 km são percorridos pela extinta The Minas and Rio Railway com um percurso de 2 horas margeando o Rio Verde, passando por uma estação desativada e paisagens bucólicas. Vale a pena embarcar no vagão com degustação de frios e vinhos e animado por violeiros, o que deixa o passeio mais divertido. Em uma breve parada de 30 minutos é possível visitar um pequeno museu ferroviário e uma feira de artesanato local.

Ainda é possível conhecer São Lourenço à moda antiga, isto é, de charrete. Elas ficam disponíveis no centro para um tour pela cidade e levam a uma pequena viagem histórica, passando pela Igreja Matriz e casarões coloniais. Na antiga Estação Ferroviária está instalada a Casa da Cultura, que abriga exposições documental e fotográfica da vida da cidade. Vale a pena conferir.

Vale também o passeio de teleférico, que percorre 1.300 m atravessando o rio e mata nativa até um mirante, onde é possível ver a cidade e a bela Serra da Mantiqueira. Outro ponto com uma vista panorâmica é a Montanha Sagrada, situada no ponto mais alto da cidade. Acredita-se que ali há uma entrada para mundos subterrâneos, crença que deu a São Lourenço o título de "Capital Espiritual do Mundo".

Para aproveitar bem a receptividade e a culinária mineira, percorra o Caminho do Artesanato Rural, que resgata a tradição dos pequenos sítios e fazendas da região, onde há venda de produtos como bolsas de palha, entalhos em madeira, cestas de bambu, doces caseiros, broas, queijos, mel e plantas ornamentais.

Reserve um tempinho também para apreciar as obras do pintor surrealista espanhol Salvador Dalí na Fundação Cima´s. No local há o maior acervo do artista no Brasil e é pertencente ao psicólogo Elias Cima, amigo de Dalí.

E, para quem gosta de esoterismo, vai se encantar com o Templo da Eubiose, com arquitetura dórica de estilo grego e belo jardim, conta até com um espaçoporto para receber os visitantes extraterrestres. Assim, não há mais desculpas para não pousar em São Lourenço e curtir momentos agradáveis.

Conheça também: Belo Horizonte

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site