Ouro Preto

Publicidade

Translator / Tradutor

Ouro Preto já nasceu em berço de ouro. Explica-se: foi fundada em polvoroso alvoroço de bandeirantes e mineradores, exploradores aos montes, que vinham de todos os lados com as promessas de enriquecer rapidamente, que a corrida do ouro prometia aos seus aventureiros. O furor inicial alavancou a antiga Vila Rica à condição de capital da província de Minas Gerais, em meados do século XVII, que passou a se chamar Imperial Cidade de Ouro Preto para, então, receber a alcunha oficial de Ouro Preto, simplesmente.

Hoje, gaba-se de possuir o acervo barroco arquitetônico mais rico do Brasil, com casarões do período colonial preservados e aos montes, nas tantas subidas de paralelepípedos que compõem as vias de Ouro Preto, obras-primas de artistas nacionais consagrados, como Aleijadinho, e uma vida noturna agitada graças às centenas de moradias estudantis que recebem alunos de todos os cantos para estudar na Universidade Federal de Ouro Preto.

Graças à comunidade jovem e estudantil, Ouro Preto destoa de outros roteiros históricos do país, pois é o agito universitário que move blocos de carnavais no período de maior folia do território nacional, juntando na cidade milhares de pessoas em busca de um bom Carnaval. É, também, palco de importantes manifestações religiosas, sendo o cenário de eventos diversos durante a Semana Santa.

Ouro Preto resguarda paisagens de tirar o ar dos pulmões, e não apenas pelo fôlego que as ladeiras da cidade tomam naturalmente dos seus visitantes, mas também por uma riqueza que se manteve desde o período colonial, reforçando a ideia de que o ouro não era o que mais de valioso havia nesse pequeno território mineiro, cujo real valor fio reconhecido no ano de 1980, quando foi tombado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site