Mariana

Publicidade

Translator / Tradutor

Mariana, como não poderia ser diferente das cidades que avizinham o seu território, foi concebida a partir da necessidade portuguesa em extrair o que brilhasse dourado do solo mineiro. A diferença, aqui, é a importância histórica do município.

Fundada em 1696, Mariana foi vila, cidade e, rapidamente, elevada à condição de capital do Estado de Minas Gerais, tudo isso pela quantidade de ouro que a coroa portuguesa encontrou nos seus arredores, fazendo dela um importante trecho da história do país e, não diferente de outras cidades ricas arquitetonicamente, vivaz sob a condição de ser um museu a céu aberto, com uma boa quantidade de casarões coloniais, igrejas, praças e uma organização urbana que remonta aos séculos de ouro da cidade.

Seu ar de interior é tão preservado quanto apreciado, pelos visitantes. Embora tenha perdido destaque por conta do apreço turístico que a vizinha Ouro Preto adquiriu nos últimos anos – estando ambas distantes a cerca de 12 quilômetros (ou a um passeio de maria-fumaça, recomendável tanto para quem vem de Mariana ou de Ouro Preto) –, Mariana esbanja sabores bucólicos e capazes de impressionar qualquer visitantes, de jovens a adultos, em grupos ou solitários.

A melhor forma de desbravar Mariana é, ainda, gastando a própria sola. Suas ruas e ladeiras, características de Ouro Preto por igual, oferecem passeios que deslumbram pela cidade, simplesmente, que consegue cativar qualquer um por si só. Conhecer a cidade é saber um pouco mais sobre como o país chegou onde está hoje – sendo, assim, indispensável prestar uma visitinha à Mina da Passagem, uma das maiores do mundo e que permanece aberta a curiosidade e disposição de turistas que abrem mão da luz do sol para desbravar os ricos mistérios subterrâneos, tal qual bandeirantes e escravos fizeram séculos atrás.

Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Cadastre-se

Procurando dicas de viagens
pelo Brasil?
Cadastre seu email e
receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site